“pai” da ideia

Nem é Bolsonaro, nem é Paulo Câmara. Pai do Décimo Terceiro do Bolsa Família é Ricardo Coutinho

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou decreto nesta semana instituindo o 13º do Bolsa Família no Brasil. Paralelamente, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), surgiu com a proposta no Estado na campanha de 2018 e deve concretizá-la neste dezembro. Hoje, ambos se engalfinharam publicamente para saber quem era o “pai” da ideia. O Fórum de Governadores do Nordeste chegou a lançar uma carta em solidariedade a Paulo Câmara, enquanto Bolsonaro usava as redes sociais para atacar o socialista. Porém, o verdadeiro pai da ideia, que não é novidade para os paraibanos, chama-se Ricardo Coutinho.

Em 2012, ele pagou pela primeira vez na história do Brasil o abono natalino – ou seja – o 13º do Bolsa Família em dezembro. A responsável por executar a ideia quase sete anos atrás foi a atual deputada estadual, Cida Ramos, que era secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba na época.

Outros projetos, a exemplo do Cidade Madura, um condomínio voltado para pessoas da 3ª idade, são frequentemente copiados por outros estados, sem mencionarem o devido crédito às propostas.

Em tempos obscuros, algo que a Paraíba já pratica desde 2012 tem sido vendido como a grande novidade pelos incautos.

 

Fonte: Diego Lima
Créditos: Diego Lima