caos na saúde

Nas redes sociais, Maia é pressionado a pautar impeachment de Bolsonaro

O estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus nesta 5ª feira (14.jan.2021). Profissionais de saúde publicaram vídeos nas redes sociais mostrando a situação crítica dos hospitais e pedindo por socorro.

Com a situação crítica de Manaus, que sofre com a falta de oxigênio para pacientes com covid-19, usuários das redes sociais responsabilizam o governo federal pelo colapso no Amazonas e pressionam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a abrir o processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

Na manhã dessa 6ª feira (15.jan.2020), a hashtag #ImpeachmentBolsonaroUrgente era o assunto mais comentado do Twitter, com 68.100 tweets.

O estoque de oxigênio acabou em vários hospitais de Manaus nesta 5ª feira (14.jan.2021). Profissionais de saúde publicaram vídeos nas redes sociais mostrando a situação crítica dos hospitais e pedindo por socorro.

Na noite dessa 5ª feira (14.jan), por meio do Twitter, Maia culpou a “agenda negacionista que muitas lideranças promovem” e defendeu a volta das atividades do Congresso, que está em recesso, para discutir a crise no Estado do Amazonas e a questão da vacina.

Os usuários, no entanto, minimizaram a manifestação do presidente da Câmara e pediram a abertura do processo de impeachment de Bolsonaro.

O Brasil já atravessou 2 processos de impeachment em sua história. Ambos culminaram com a deposição do então chefe do Executivo. O último foi em 2016, quando a então presidente Dilma Rousseff (PT) perdeu o mandato por denúncias de pedaladas fiscais.

O pedido de impeachment de um presidente da República por crime de responsabilidade pode ser apresentado à Câmara por qualquer cidadão. Cabe ao presidente da Casa avaliar se o pedido cumpre os requisitos mínimos de autoria e materialidade previstos na Lei 1079/1950, que regula o processo de julgamento.

Uma vez aceita a denúncia, o presidente da Câmara comunica aos deputados em plenário, onde é feita a leitura da acusação, ato que marca o início da análise do pedido.

Bolsonaro tem sido alvo de pedidos de impeachment desde o início do mandato. Até esta 6ª feira (15.jan.2021), haviam sido apresentados 61 pedidos contra o presidente, segundo a Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara (saiba aqui quais são – 441 KB). Desses, 5 foram arquivados. Os autores são partidos, congressistas, pessoas comuns e iniciativas combinadas entre partidos e organizações da sociedade civil.

A maioria dos pedidos se refere à acusação de interferência na Polícia Federal. Mas há também os relacionados à conduta do presidente na condução da pandemia e acusações de apologia à tortura e ao racismo. Nenhum dos pedidos foi avaliado por Maia até o momento.

Eis algumas publicações feitas no Twitter pelo impeachment de Bolsonaro:

Fonte: Poder 360
Créditos: Poder 360