Operação Famintos

NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL: MPF pede investigação de contratos firmados entre prefeitura paraibana e empresa investigada na Famintos

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou a abertura de inquérito, por parte da Polícia Federal (PF), para investigar contratos firmados entre a prefeitura de Barra de São Miguel e uma das empresas investigadas na Operação Famintos, que apura a suspeita de fraudes e desvios na merenda escolar em Campina Grande. Trata-se da empresa Arnóbio Joaquim Domingos da Silva – EPP. A informação é do jornalista João Paulo Medeiros, do blog Pleno Poder.

Os contratos teriam sido firmados entre os anos de 2017 e 2018. De acordo com o Sagres, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a empresa recebeu do município mais de R$ 421 mil nesses dois anos (veja abaixo).

Conforme as investigações da PF em outras fases da Operação, a empresa estava registrada em nome de Arnóbio Joaquim Domingos da Silva, que admitiu ter autorizado o uso de seu nome para figurar como dono da empresa. Em troca, passou a receber a quantia de R$ 250 por semana. Arnóbio Joaquim foi condenado a 5 anos e 5 meses de prisão, no primeiro processo da Famintos.

Segundo o MPF, em Barra de São Miguel a empresa foi representada pelo empresário Severino Roberto Maia de Miranda. Ele também foi condenado, em primeira instância, no mesmo processo, a 72 anos e 9 meses. Ambos ainda aguardam o julgamento de recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

No pedido de instauração do inquérito policial, a procuradora Janaína Andrade observa que Severino Roberto é irmão de um influente político da cidade. Com o pedido do MPF, a Polícia Federal irá aprofundar o caso.

Fonte: Polêmica Paraíba com Blog Pleno Poder
Créditos: Polêmica Paraíba com Blog Pleno Poder