ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Município na Paraíba é destaque nacional em levantamento por baixa 'concorrência' na Câmara

O g1.com divulgou nesta quinta-feira (12) um levantamento onde mostra a relação do número de candidatos a vereador em municípios pelo número de vagas nas suas respectivas Câmaras Municipais. A cidade de Bom Sucesso, localizado no Sertão paraibano, ganhou destaque no levantamento pois é uma das cidades que tem menor concorrência na disputa por uma vaga na Câmara.

Em Bom Sucesso, são apenas 13 candidatos para nove vagas na Câmara Municipal, uma relação de 1,4 candidatos por vaga. O levantamento do G1 coloca Bom Sucesso em décimo lugar como a cidade com menor relação.

Das 10 cidades com menor número, sete são do Nordeste, sendo três do Piauí, três do Rio Grande do Norte e Bom Sucesso, na Paraíba. Os outros três municípios são do Rio Grande do Sul, no Sul do País.

Curral Novo do Piauí-PI e Viçosa-RN apresentam 10 candidatos para nove vagas, uma relação de 1,1 candidato por vaga, sendo assim as duas cidades com a relação mais baixa do País.

Em seguida aparecem Jurema-PI, Floresta do Piauí-PI, Barra do Rio Azul-RS, Inhacorá-RS e Mato Queimado-RS, onde em cada uma dessas cidades, são 12 candidatos para nove vagas, uma relação de 1,3 candidato por vaga.

Por último, aparecem Lucrécia-RN, Frutuoso Gomes-RN e Bom Sucesso-PB com 13 candidatos para 9 vagas em suas respectivas Câmaras. É uma relação de 1,4 candidato por vaga.

Maior “concorrência” 

Já por outro lado, o G1 também elencou as dez cidades que têm maior concorrência para suas respectivas Câmaras. São oito cidades do Sudeste e duas do Nordeste.

Estão presentes nessa lista, na ordem de maior para menor relação, Nova Iguaçu-RJ, São Gonçalo-RJ, Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP, Salvador-BA, Paulista-PE, Japeri-RJ, Osasco-SP, Rio de Janeiro-RJ e Ribeirão das Neves-MG.

O levantamento completo pode ser acessado no g1.com clicando aqui.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba