OPOSIÇÃO

MULTA DE R$ 200 MIL: Randolfe quer proibir Bolsonaro de espalhar fake news; entenda

O senador Randolfe Rodrigues quer impedir o presidente Jair Bolsonaro de espalhar fake news. Randolfe protocolou um pedido ao Supremo Tribual Federal (STF) após o mandatário disseminar notícias falsas sobre a vacinação infantil, aprovada pela Anvisa em 16 de dezembro.

O pedido proíbe que Bolsonaro desinforme a população sobre o assunto e inclui uma multa de R$ 200 mil caso o presidente descumpra a norma.

Na manhã de ontem (06), em entrevista à TV Nova Nordeste, o mandatário declarou que havia “quase zero” mortes de crianças por Covid-19 , impulsionando uma desinformação, visto que mais de 300 crianças já vieram a óbito pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

Randolfe justifica que o pedido é uma “forma de proteger a vida e a saúde das crianças brasileiras” e enfatiza que Bolsonaro vem “contrariando o posicionamento técnico da ciência, de especialistas e dos órgãos de saúde e de vigilância sanitária competentes, já adotados em diversos outros países do mundo”.

Ademais, Bolsonaro vem atacando a Anvisa e questionando o interesse da agência técnica em aprovar a vacina infantil. “O que está por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí? Qual o interesse daquelas pessoas taradas por vacina? É pela sua vida, pela sua saúde?”, indagou o presidente.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) renegou às declarações de Bolsonaro. Em comunicado, a SBIm afirmou que o presidente “deturpou” informações apresentadas por cientistas na audiência pública promovida pelo Ministério da Saúde na última terça-feira, (4), sobre a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos.

“O presidente cria um desnecessário clima de medo, que pode motivar inúmeros pais ou responsáveis a não levarem suas crianças às salas de vacinação. Em outras palavras, o discurso pode causar hospitalizações, mortes e sofrimento evitáveis”, diz a nota.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Portal IG