
As eleições de 2026 tem tudo para se tornarem as mais acirradas na história da política nacional desde a redemocratização.
E aqui na Paraíba isso não deve ser diferente, com a disputa por uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa contendo grandes nomes da política paraibana.
Junto aos Deputados que buscam à reeleição, outros nomes famosos deverão se candidatar, aumentando o sentimento de imprevisibilidade no pleito.
Mas nem todos aqueles eleitos em 2022 irão tentar mais um mandato na Assembleia e nessa matéria o Polêmica irá apresentar os Deputados que já afirmaram que não tentarão a reeleição e outros nomes que podem seguir o mesmo caminho.
NOMES QUE CONFIRMARAM QUE NÃO IRÃO VOLTAR A ASSEMBLEIA

George Morais
O irmão do Senador Efraim Morais, que foi eleito em sua primeira eleição com pouco mais de 26 mil votos, deixará a Assembleia com o intuito de se eleger Deputado Federal.
Com várias bases por todo o estado, George se coloca como um dos favoritos ao pleito e tem tudo para se tornar um dos 12 federais da Paraíba em Brasília.
Doutora Paula
Eleita pela primeira vez em 2018, a esposa de José Aldemir aumentou sua votação em mais de 10 mil votos na eleição passada, sendo a terceira mulher mais votada entre às Deputadas.
Paula não disputará a reeleição em decorrência do acordo feito com o Deputado Júnior Araújo, que apoiou a candidata da Deputada na eleição municipal de Cajazeiras, em troca da chance de ser o único Deputado Estadual do grupo em Cajazeiras.
Tião Gomes
O Deputado mais longevo da Assembleiam com cadeira cativa na casa desde 1990, Tião Gomes anunciou em março que não iria disputar à reeleição em 2026.
O anúncio ocorreu após a desistência na disputa pela vaga de conselheiro no Tribunal de Contas, cargo que Gomes almejava já fazia algum tempo.
Francisca Motta
A Deputada que está no sétimo mandato na Assembleia, sendo o segundo consecutivo, anunciou que não iria disputar o pleito de 2026 também no mês de março.
A ex-Prefeita de Patos afirmou que isso não será uma despedida da vida pública e que irá apoiar a neta, Olívia, que disputará a sua primeira eleição.
NOMES QUE PODEM DEIXAR A ASSEMBLEIA

Taciano Diniz e Jutay Meneses
O caso dois Deputados é o mesmo. Eles pretendem se colocar como postulantes a próxima vaga de conselheiro do TCE.
Taciano e Jutay já haviam manifestado o desejo de se tornarem conselheiros na vaga que foi ocupada por Alanna Galdino e aquele que for possivelmente eleito na próxima vaga, deverá deixar a Assembleia.
Adriano Galdino
O nome de Adriano Galdino é ventilado como um possível candidato ao Governo e ao Senado, com o próprio Adriano manifestando reiteradamente a vontade de disputar o cargo de Governador.
Se o ex-Prefeito de Pocinhos e atual Presidente da Assembleia disputar qualquer um desses cargos, deixará a Assembleia após quase 15 anos como Deputado Estadual.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba