ABSOLVIÇÃO

Mourão protocola projeto de lei para anistiar condenados do 8 de janeiro

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Reprodução)

O ex-vice-presidente e general, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), comunicou, nesta quinta-feira (19), que protocolou um projeto de lei para proteger e “anistiar” os condenados dos atos terroristas de 8 de janeiro.

“Protocolei projeto de lei que prevê anistia a manifestantes acusados e condenados em razão dos atos de 8 de janeiro em Brasília, excetuando os que cometeram crime de dano qualificado, deterioração de patrimônio e associação criminosa”, afirmou.

O senador defende que “o PL 5064/23 materializa uma justa reação aos abusos do Judiciário, que ignorou a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal”.

Ainda segundo o parlamentar, “todos sabemos que os atos de vandalismo de 8 de janeiro decorreram da falta de controle daqueles que deveriam proteger o patrimônio”.

Ele também comentou sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de janeiro. “Ao fechar os olhos para a omissão do governo de turno, jogando toda a responsabilidade para integrantes, apoiadores e simpatizantes do governo anterior, o relatório apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) é a prova cabal da perseguição política que se instaurou no Brasil. A demonização da direita é uma das estratégias adotadas por aqueles que roubam para si a defesa da democracia ou a pseudodefesa, como poderia classificar.”

Condenações
Ao todo, 14 pessoas já foram julgadas no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos de vandalismo de 8 de janeiro, quando golpistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Ao todo, são 1.345 pessoas no banco dos réus por envolvimento nos ataques terroristas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Correio Braziliense