ELEIÇÕES

Mourão comenta relatório do PL sobre pedido de anulação de votos: "Não vai prosperar"

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Reprodução)

O vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos) falou, nesta quarta-feira, (23), sobre a decisão do Partido Liberal – ao qual está filiado o presidente Jair Bolsonaro – de pedir a anulação dos votos de mais de 279 mil urnas no segundo turno.

Para Mourão, embora parte da sociedade tenha dúvidas sobre a eleição, a ação “não vai prosperar”. “Não bastam, pura e simplesmente, respostas lacônicas do nosso Tribunal Superior Eleitoral no sentido de contestar eventuais denúncias ou denúncias ou argumentações”.

Nessa terça-feira, (22), o PL pediu a anulação de 279.336 urnas no segundo turno. No documento, o partido diz que houve falhas insanáveis que colocaram em risco o resultado da disputa entre Bolsonaro e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto cita ainda um relatório de auditoria que apontava fragilidade de tecnologia da informação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para colocar em dúvida a segurança da votação.

“O quadro de atraso encontrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente à implantação de medidas de segurança da informação mínimas necessárias gera vulnerabilidades relevantes. Isso poderá resultar em invasão interna ou externa nos sistemas eleitorais, com grave impacto nos resultados das eleições de outubro”, diz o PL.

Depois do anúncio, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, deu 24 horas para o PL incluir na petição os dados da suposta auditoria também no primeiro turno das eleições, sob pena de indeferimento incial.

“As urnas eletrônicas apontadas na petição foram utilizadas tanto no primeiro  quanto no segundo turnos das eleições 2022. Assim, sob a pena de indeferimento da inicial, deve a autora auditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 horas”, escreveu o ministro.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Estado de Minas