Inspeção

Ministro Mauro Campbell participa de inspeção do CNJ no TJ da Paraíba

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Paraíba - A Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) inicia nesta quarta-feira (20) uma inspeção de três dias no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). A meta é avaliar o funcionamento dos setores administrativos, judiciais e das serventias extrajudiciais.

Conversa Política apurou que o ministro Mauro Campbell, corregedor nacional de Justiça, vai acompanhar de perto as atividades, que seguem até a sexta-feira (22).

A coordenação-geral da inspeção ficará a cargo do desembargador Arnoldo Camanho.

O trabalho ocorre em meio a expectativas sobre investigação realizada pelo próprio TJPB sobre supostas irregularidades na produtividade nos gabinetes de juízes candidatos à uma vaga de desembargador no Tribunal.

O tema tem gerado apreensão dentro da magistratura local e deve movimentar os bastidores da inspeção.

Apesar de locais pré-definidos (veja abaixo a lista completa), o CNJ determinou que todas as unidades judiciárias e administrativas funcionem entre 9h e 17h com a presença obrigatória de seus responsáveis e de ao menos um servidor. Isso porque qualquer setor pode ser inspecionado, mesmo que não conste do roteiro oficial.

Programação da inspeção

A programação começa com a solenidade de abertura, às 9h, na sala do Pleno do TJPB, provavelmente com a presença de Mauro Campbell.

Ainda no dia 20, às 16h, na Sala Branca, será realizada uma reunião com as unidades fazendárias da Capital, reunindo juízes dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, Varas da Fazenda Pública e da Vara de Executivos Fiscais.

Paralelamente à inspeção, o TJ também sediará a Caravana Nacional da Cooperação Judiciária, no dia 22 de agosto, a partir das 15h, também na Sala de Sessões do Pleno. O evento reunirá magistrados da Região Metropolitana presencialmente, enquanto os demais participarão de forma remota.

O encerramento está previsto para o dia 22 de agosto, às 17h, no mesmo local.

Jornal da Paraíba