Decisão

Ministro Gilmar Mendes decide que ex-juiz Sergio Moro é suspeito em todos os processos contra Lula

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta quinta-feira (24) a extensão da suspeição do ex-juiz Sergio Moro para os outros dois processos em que Moro atuou contra o ex-presidente Lula (PT) na 13ª Vara Federal de Curitiba.

A decisão atinge os processos envolvendo o sítio de Atibaia e o Instituto Lula, e vem um dia após o plenário da Corte confirmar a parcialidade de Moro ao julgar o caso do tríplex.

Gilmar atendeu a um pedido dos advogados do ex-presidente Lula para que todos os atos decisórios de Moro nas ações fossem considerados nulos. A defesa alegava que, uma vez declarada a suspeição do ex-juiz no processo do tríplex, era necessária a revisão dos outros processos.

Em seu despacho, Gilmar Mendes afirmou que Lula foi processado nas três ocasiões em um “cenário permeado pelas marcantes atuações parciais e ilegítimas do ex-juiz Sergio Fernando Moro”. Com a decisão de hoje, os processos voltam à estaca zero e nenhuma das documentações levantadas ou depoimentos tomados podem ser reaproveitados em qualquer outra jurisdição.

Fonte: Polêmica Paraíba com Folha de S. Paulo
Créditos: Polêmica Paraíba com Folha de S. Paulo