Governo Lula

Ministro do Esporte desafia orientação do PP e permanece no governo Lula

Ministro do Esporte desafia orientação do PP e permanece no governo Lula

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), manteve sua rotina de trabalho nesta terça-feira (2), mesmo após a federação União Progressista — que reúne União Brasil e Progressistas — anunciar o desembarque do governo federal e determinar que filiados deixem seus cargos na Esplanada. As informações são do Antagonista.

Em nota, a assessoria do ministro informou que ele “cumpre rigorosamente sua agenda institucional”. No mesmo dia, Fufuca assinou dois acordos de cooperação com o Sebrae e com o Centro Universitário Unifatecie de Paranavaí, ambos voltados à promoção do esporte.

“Ministro dá andamento ao que foi estabelecido pelo presidente Lula como prioridade para a pasta: transformar o esporte em uma ferramenta de inclusão social que garanta a todos os brasileiros o acesso às práticas esportivas”, diz o comunicado.

A decisão da União Progressista foi lida pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, na Câmara dos Deputados. O texto determina que parlamentares e dirigentes ligados à federação renunciem a funções no Executivo sob pena de sofrer punições disciplinares.

Com a saída da federação, que reúne 109 deputados federais, 15 senadores, sete governadores e mais de 1,3 mil prefeitos, os partidos passam a integrar oficialmente a oposição ao governo Lula.

O movimento antecipou a expectativa inicial, que previa o rompimento apenas em 2026. A mudança ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrar publicamente os ministros de siglas que não integram a base aliada.