Ministério Público investiga esquema de desvio de anabolizantes em Secretaria de Saúde de Cajazeiras - Polêmica Paraíba

Denúncia

Ministério Público investiga esquema de desvio de anabolizantes em Secretaria de Saúde de Cajazeiras

Ministério Público investiga esquema de desvio de anabolizantes em Secretaria de Saúde de Cajazeiras

A gestão do prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir (Progressistas), voltou a ser alvo do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Desta vez, por um suposto esquema de desvio de anabolizantes da Secretaria de Saúde do município.

De acordo com a denúncia anônima que chegou às mãos do promotor Alexandre José Irineu, cinco mulheres do município estariam recebendo a quantidade máxima mensal do medicamento Somatropina, utilizado como anabolizante.

O promotor explica, no despacho de instauração de inquérito para apurar o caso, que nenhuma das pacientes faz uso do medicamento, mas estão cadastradas para recebê-lo.

A responsável pelo ‘desvio’ seria a funcionária Layara Severo, responsável pelos cadastros dos pacientes Camily Rodrigues Saraiva, Edilanya e Silva, Kelida L. Sousa Cândido, Maria Rubieli Gabriel de Andrade e Sofia Leite Pereira, “uma vez que conhecedora do login e senha da gerente”.

A denúncia dá conta ainda de um suposto desvio do medicamento Toxina Botulínica, “porém, informa apenas que existem irregularidades na dispensa deste, deixando de apresentar os supostos beneficiados com a conduta, motivo pelo qual, dificulta qualquer atuação deste Órgão Ministerial e justifica a não instauração de Inquérito Civil Público para apurar este objeto”.

As pacientes que recebem o produto, para um ainda não conhecido, deverão aparecer na Promotoria de Justiça no prazo de 15 dias, valendo a partir do dia 14 de janeiro, para justificarem o recebimento da medicação. Layara Severo, por sua vez, pode responder por improbidade administrativa.

Confira o despacho de instauração do inquérito:

038.2019.003080-Portaria_despacho-de-instauração-2020-0000020751-2 (1)

Fonte: Paraiba Já
Créditos: Polêmica Paraíba