Médico diz que boatos são o maior inimigo no combate ao Aedes aegypti: 'lendas urbanas'

Sabe qual o maior inimigo do combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, à microcefalia, zika, chikungunya e dengue? A boataria. Em entrevista ao jornalista Heron Cid, no programa Frente a Frente, na TV Arapuan, na noite desta segunda-feira, o médico Bruno Leandro lamentou as ‘lendas urbanas’ que são criadas em torno das doenças que seriam causadas pelo mosquito.

Ele disse que há muitas informações equivocadas a respeito das doenças causadas pelo vetor. Além disso, o combate tem como inimiga maior a boataria. “Leite materno não transmite zika. As vacinas como causadoras de microcefalia são outro boato”, disse doutor Bruno Leandro, destacando que o mais importante é se proteger do mosquito e, em caso de sintomas, buscar auxílio médico.]

Doutor Bruno Leandro infirmou que a Fundação FioCruz está realizando um levantamento na Paraíba para traçar um perfil das vítimas do Aedes aegypti. Ele adiantou que a maioria das pessoas afetadas pela microcefalia é da primeira macrorregião. “Gestantes de nível de escolaridade mais baixo”, disse ele.

Fonte: MaisPB