Revelações

"Me afastarei no fim de março": Chico Mendes confirma candidatura, diz que Sertão estará com João e Lula e quer Aguinaldo como senador - VÍDEO

Prefeito não deixou de responder a nenhuma pergunta

O prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes, foi o entrevistado do programa Arapuan Verdade na tarde desta quinta-feira (14). Numa entrevista em que não deixou de responder a nenhuma pergunta, ele confirmou que será candidato à deputado estadual no ano que vem, avaliou o cenário eleitoral e a força política do governador João Azevêdo (Cidadania) e do ex-presidente Lula (PT)  no Sertão, além de comentar a formação da chapa de Azevêdo, revelando preferência por Aguinaldo Ribeiro como candidato a senador.

Lula e João Azevêdo no Sertão 

Chico Mendes foi perguntado sobre a influência de João Azevêdo (Cidadania) e do ex-presidente Lula (PT) no Sertão do estado, em comparação aos adversários e garantiu que a região é de João e Lula.

“O Sertão e o Nordeste inteiro é ‘lulista’. Os programas sociais na época do governo Lula marcaram. 80% do Sertão é de Lula e será assim, de Santa Luzia para baixo”, disse.

“Eu diria que o governador João foi muito feliz na condução da pandemia. O governo é marcado por dois momentos: o início, que teve toda aquela confusão e o estado ficou meio numa paralisia. No segundo momento, vem a Covid-19, mas o governador conseguiu colocar o braço do governo. Obras, ações, parcerias foram firmadas. Nem todos os parlamentares divulgaram e acho que houve uma injustiça com o governador João Azevêdo. Mas quem quiser fazer sucesso, ande com João. A população acredita no governador. Eu trago essa informação com segurança”, garantiu o prefeito.

Vai ser candidato a estadual?

Chico Mendes também não fugiu da pergunta quanto a sua candidatura em 2022. Ele confirmou que vai se afastar da Prefeitura em março para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. “Eu estou no quinto ano de mandato, tenho convicção de que quando eu desisti de ser candidato em Cajazeiras, foi por amor a São José de Piranhas. Eu estou cumprindo minha obrigação, fui candidato à reeleição e nosso governo tem obras em andamento, parcerias com o Governo, reformas, do nosso mercado público por exemplo”, começou.

“Não escolho partido porque elege mais deputados, porque tem mais dinheiro. Eu estarei nesse pacote porque acredito nele, do Cidadania, que é conduzido pelo governador João Azevêdo. Nós precisamos melhorar o quadro da Assembleia, do Congresso Nacional. A imprensa cobra isso, a população também cobra. Quem quiser ser candidato é preciso confiar na população do estado. Eu me afastarei sim do mandato no fim de março. O munícipio tem suas finanças sanadas”, garantiu.

Ele falou ainda sobre o apoio do deputado estadual Jeová Campos (PSB) à sua candidatura: “O compromisso do deputado Jeová é com a candidatura de Chico Mendes. Esse é o nosso projeto”.

“Meu federal é Wilson Santiago, sempre foi”, completou Chico Mendes.

Sertão tem vez na chapa majoritária de João?

Perguntado sobre a possibilidade de um representante do Sertão estar na chapa majoritária de Azevêdo, ele citou uma vasta gama de nomes.

“O Sertão de Wilson Braga, Ivan Bichara e tantos outros. De Cícero Lucena, que é meu conterrâneo, já foi governador, senador, o Sertão está habilitado. Temos as lideranças, Hugo Motta, Fabio Tyrone, o prefeito Chico Mendes, que se esforça. O próprio Wilson Santiago e seu filho. Pollyana e Taciano. O Sertão está nesse processo todo. Tem um tanto de gente que quer a vaga de vice, tem Adriano Galdino, o time de Campina Grande, os partidos aliados. O próprio PT, que eu não acredito que não estará apoiando João e vice-versa”, avaliou Chico Mendes.

Estremecimento entre Veneziano e João Azevêdo

Ao comentar a relação atual entre o governador João Azevêdo e o senador Veneziano Vital do Rêgo, que a cada vez mais se especula para um rompimento, Chico reconheceu que a aliança entre ambos foi frutífera para os dois e também para a Paraíba e prevê que o senador irá permanecer aliado de Azevêdo.

“Os que estão torcendo contra vão fazer tudo o que puderem para distanciar Veneziano de João Azevêdo. Eu acho que o senador Veneziano haverá de fazer uma reflexão profunda, conversar com seus aliados, seu grupo político, seu partido, e vai pensar também na Paraíba. E em pensando na Paraíba, eles vão chegar a um denominador comum, que vai ser bom demais para a Paraíba”, opinou.

Em seguida, Chico reconheceu que Veneziano e o MDB têm tamanho suficiente para pleitearem uma vaga de vice-governador na chapa de Azevêdo para ser ocupada por sua esposa, a secretária estadual de Articulação e Desenvolvimento Social, Ana Cláudia Vital (podemos) como tem sido especulado.

“Não é legítimo? Todas essas agremiações partidárias e políticas têm tamanho. Nosso presidente da Assembleia [Adriano Galdino] tem tamanho para ser vice-governador. Quem não sabe que Veneziano tem tamanho para estar como vice-governador da Paraíba? Quem não sabe que Efraim tem tamanho para disputar o que ele achar que pode na Paraíba? O governador tem sorte de todas essas forças estarem na mesma composição, na mesma lógica, no mesmo campo”, disse.

“É difícil fazer o desenho [de chapa]? É. Nós lá do Sertão vamos causar problemas se Veneziano for vice-governador? Não. Ninguém vai romper por conta disso”, emendou.

Aguinaldo ou Efraim para o Senado?

O prefeito não teve papas na língua para responder sobre sua preferência como candidato a senador na chapa de João Azevêdo: “Eu acho que Cícero tem falado uma língua mais direta do que quer, sendo verdadeiro com o governador. Eu, particularmente acho, que o mais candidato a senador é Aguinaldo Ribeiro. Cícero desde o começo tem dito que quer o deputado federal Aguinaldo como candidato”.

Salário na prefeitura

A entrevista também teve polêmica envolvida. Questionado sobre o salário enquanto prefeito ser um dos maiores do estado, apesar de uma cidade relativamente pequena, Chico Mendes discordou. “Eu sou mal pago. Eu ganho 17 mil num cargo Executivo, é pouco se comparado a outros. Não é possível um prefeito ganhar 12 ou 13 mil e gastar milhões em campanha, tem algo aí. O que eu gastar na minha campanha é do meu bolso, o que eu tenho. Como não aceitei nem fundo eleitoral na campanha”.

Veja um trecho:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba