entrevista

Marcelo Queiroga cobra estudos do Butantan e comenta relação com Governo da PB

Queiroga destacou a boa relação com os gestores, inclusive da gestão estadual.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, cobrou publicações científicas do Butantan depois que o Instituto divulgou, nessa quarta-feira (11), que estudos clínicos apontam que a CoronaVac é segura para crianças a partir dos 3 anos. “Primeiro tem que buscar o registro na Anvisa. Não adianta o Butantan ficar anunciando isso só nas redes sociais. A maneira de se mostrar ciência é publicando nas revistas científicas. Uma vez aprovada a vacina para qualquer faixa etária, considera-se (a possibilidade de se inserir) dentro do Plano Nacional de Imunização. Mas, não é só a questão de segurança, mas também eficácia, custo-efetividade, um pacote de análise que precisa ser feito”, declarou.

A cobrança do ministro aconteceu durante entrevista exclusiva à Rede Tambaú de Comunicação (RTC), exibida nesta quinta-feira (11), no Jornal da Manhã da Jovem Pan João Pessoa.

Máscara

O ministro também comentou a discordância da Secretaria de Saúde da Paraíba em dispensar o uso obrigatório de máscara até o Natal, anunciado por Queiroga em evento no estado. “Nesse cenário de 90% de redução do número de casos e 90% da redução do número de mortes desde que eu assumi o ministério, essas medidas não farmacológicas podem começar a ser relaxadas. Não é uma divergência. São situações próprias de cada estado, de cada município. O Supremo Tribunal Federal deu uma orientação no sentido que os entes federados tem autonomia. O que o Ministério não pode fazer é ficar assistindo passivamente essa divergência entre os federados sem dar uma ambientação”, rebateu.

Candidatura

Queiroga voltou a negar que esteja considerando a possibilidade de se candidatar em 2022. ” A questão de política partidária, o presidente me colocou no Ministério da Saúde pra fazer política de saúde, não política na saúde. Isso não está posto. Eu sou médico, sempre trabalhei como médico, tenho mais de 35 anos atuando. A vida política partidária é importante numa democracia, mas eu sou médico e vou continuar trabalhando como médico para ajudar o governo do presidente Bolsonaro e o Brasil”, descartou.

Relação com Governo da Paraíba

Apesar de fazer oposição ao presidente Bolsonaro (sem partido), o governador João Azevêdo (Cidadania) já recebeu o ministro no Palácio da Redenção. Queiroga destacou a boa relação com os gestores, inclusive da gestão estadual.

“O relacionamento é o melhor possível não só com a Paraíba, mas com a grande maioria dos estados e dos municípios. O secretário estadual de saúde é uma pessoa com quem eu tenho relacionamento pessoal, com o secretário municipal (da capital) também, o secretário de Campina Grande… Enfim, tem sido uma boa relação. Saiu até uma matéria na imprensa nacional que eu recebia mais a bancada da Paraíba. Eu sou paraibano, não sei quanto terá outro ministro da Saúde da Paraíba e é natural que eu receba e procure ouvir essas demandas todas e nós atendemos dentro do que for possível”, afirmou.

 

Fonte: T5
Créditos: T5