MANUEL JUNIOR É O ÚNICO DEPUTADO DA PARAÍBA NA LISTA DO DIAP DOS "CABEÇAS" DA CÂMARA EM 2015

manuel junior 5

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar desenvolve relatório todos os anos desde 1994 sobre atuação dos políticos no Congresso Nacional e na edição de 2015 cinco paraibanos foram destaque. O deputado Manoel Junior (PMDB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB)  são os dois nomes que estão na lista dos ‘cabeças’ do Senado e Câmara, enquanto Efraim Filho (DEM), Hugo Motta (PMDB) e Welligton Roberto (PR) compõem a lista dos parlamentares em ascensão.

Conforme o relatório divulgado hoje, um parlamentar ‘cabeça’ é aquele que tem “a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate”. Nessa lista o senador Cássio Cunha Lima figura desde 2012 e o deputado Manoel ingressou este ano.

Já para a relação de ‘parlamentares em ascensão’ os critério utilizados pelo DIAP são: “Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem dela”. Nesta lista aparecem os deputados paraibanos Hugo Motta, Efraim Filho e Wellington Roberto.

O relatório aponta, ainda, os políticos que saíram da relação dos mais influentes e o único paraibano que deixou a relação  foi o ex-senador Vital do Rêgo Filho em virtude de ter deixado o cargo no Senado para assumir uma vaga de ministro no Tribunal de Contas da União.

Os dois partidos com maior número de parlamentares na ‘elite’ são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PSDB, partido que faz oposição ao governo no Congresso.

O relatório indica que nesta relação de parlamentares estão os mais influentes. ‘Pode-se afirmar que os parlamentares em ascensão estariam entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional’.