Lutas e conquistas das mulheres é tema de pronunciamento do Vereador Marcos Henriques na Câmara Municipal

Na manhã da última quinta-feira (7), o vereador Marcos Henriques (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para parabenizar as mulheres pela passagem do seu dia, celebrado em 8 de março. O parlamentar elencou as diversas lutas que as mulheres ainda precisam travar cotidianamente.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Na manhã da última quinta-feira (7), o vereador Marcos Henriques (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para parabenizar as mulheres pela passagem do seu dia, celebrado em 8 de março. O parlamentar elencou as diversas lutas que as mulheres ainda precisam travar cotidianamente.

Na ocasião, ele convidou a população a participar da sessão especial, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, que será realizada na próxima segunda-feira (11), a partir das 14h, no Plenário Senador Humberto Lucena, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres.

“No ‘Dia Internacional da Mulher’, que se comemora amanhã, nos reunimos para honrar e celebrar as conquistas, e reconhecer os desafios persistentes do dia a dia das mulheres. São desafios como a desigualdade de gênero e a violência física, emocional, psicológica por que passam em seu cotidiano. Essas mulheres são subvalorizadas, fazendo o mesmo trabalho dos homens. A violência de gênero transcende fronteiras, afetando mulheres em todas as esferas da vida, além do abuso psicológico, que tem consequências devastadoras para as vítimas, sua família e a comunidade, permeando todas as esferas da sociedade. Convido esta Casa a arregaçar as mangas nesta luta” asseverou.

Marcos Henriques também destacou uma das maiores conquistas que as mulheres obtiveram no Brasil: a Lei Maria da Penha. “Preciso ressaltar que a Lei Maria da Penha, conquistada com grande luta, coíbi e criminaliza todas as violências pelas quais uma mulher pode passar, seja ela física, patrimonial, psicológica ou emocional. Ainda assim, grande parte das mulheres não conhecem esse direito”, revelou. De acordo com ele, a norma aumentou as penalidades e estabeleceu medidas mais abrangentes contra os agressores, além de ratificar a necessidade de uma rede de apoio e acolhimento às vítimas e seus filhos.

“Outro aspecto a se levantar é a desigualdade salarial, que contribui para a pobreza entre as mulheres, vejo isto nas comunidades que visito. Minhas emendas impositivas têm o intuito de promover cursos que garantam a inserção das mulheres no mercado de trabalho, nas mais diversas profissões. As mulheres precisam ter oportunidades de trabalho para poderem sair de casa e se afastar do ambiente de violência”, arguiu.

O parlamentar não deixou de destacar as conquistas obtidas pelo Movimento Feminista que, segundo ele, garantiu direitos políticos às mulheres, além de expandir a representatividade feminina e lutar contra o assédio sexual, por melhores condições de trabalho, com equidade, e pela autonomia sobre seus corpos. “Meu respeito às mulheres que encampam as lutas do Movimento Feminista em prol do empoderamento das mulheres. Nosso mandato está irmanado para o fim do preconceito e da misoginia, para que a igualdade de gênero deixe de ser um sonho e torne-se realidade”, ensejou.  

Fonte: Notícia Verdade