eleições 2022

LULA X BOLSONARO: Saiba como está a batalha pelo voto nos maiores colégios eleitorais do país

Concentrando mais de 71,2 milhões de eleitores, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são os quatro maiores colégios eleitorais do Brasil.

Concentrando mais de 71,2 milhões de eleitores, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia são os quatro maiores colégios eleitorais do Brasil. Ao todo, essas regiões representam 47% de todo o eleitorado apto para votar nas eleições deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, os dois maiores nomes da disputa presidencial, Lula (PT) e Bolsonaro (PL), buscam cativar os eleitores nesses estados.

A seguir, confira como está a corrida presidencial nesses quatro estados segundo pesquisas divulgadas entre os meses de Maio e Junho deste ano, de alguns dos principais institutos do país.

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida para a presidência da República no estado de São Paulo, com 39% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são mostrados aos eleitores, segundo pesquisa Exame/Ideia, divulgada no dia 8 de Junho.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) que, em 2018, venceu em 631 das 645 cidades do estado de São Paulo no 2º turno das eleições, perdeu intenções de votos no maior colégio eleitoral do país. Segundo a Exame/Idéia, as intenções de voto em Bolsonaro são de 35%.

Com mais de 32,6 milhões de eleitores, São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, representando 21,7% de todo o eleitorado.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01734/2022. A EXAME/IDÉIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública

Segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Minas Gerais conta com mais de 15,6 milhões de eleitores. O número representa pouco mais de 10% de todo o eleitorado do Brasil. O petista tem uma diferença mais folgada (44% a 28%), de acordo com sondagem feita entre os dias 7 e 10 de maio, com margem de erro de 2,5 pontos porcentuais. Os dados são da pesquisa Genial/Quast.

A mesma pesquisa também mostra Lula na frente do atual presidente em São Paulo, o petista tem 39% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro.

Com mais de 12,6 milhões de eleitores, o estado do Rio de Janeiro é o reduto da família Bolsonaro e é considerado um dos mais estratégicos para o presidente. No entanto, a pesquisa eleitoral Exame/Ideia realizada entre os eleitores do estado do Rio de Janeiro e divulgada nesta quinta-feira (16), trouxe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 37% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 36%. O que mostra uma disputa acirrada.  A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07646/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado no último dia 3 de Junho, também mostra que a disputa entre os dois candidatos está acirrada. Lula tem 37,9% das intenções de voto contra 37,3% de Bolsonaro. A pesquisa foi feita com 1.540 eleitores por meio de entrevistas pessoais em 50 municípios do estado do Rio de Janeiro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-09584/2022.

Maior estado do Nordeste, a Bahia tem quase 7 milhões de eleitores e é o quarto maior colégio eleitoral do país e também o maior reduto de eleitores do Lula, segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada no dia 18 de maio. O ex-presidente tem 63% das intenções de voto, já Bolsonaro ficou com 17%.

Apesar da vantagem significativa do petista, Bolsonaro teve um leve crescimento no Estado em comparação ao último levantamento, realizado em março, subindo dois pontos na pesquisa. Lula oscilou um ponto. Ambas alterações estão dentro da margem de erro, de 2,9 pontos porcentuais.

A pesquisa Genial/Quaest na Bahia foi realizada entre os dias 13 e 16 de maio, de modo presencial. Foram 1.140 entrevistas em 74 municípios. A margem de erro é de 2,9 pontos, com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números BR-02283/2022 e BA-03239/2022.

Outra pesquisa mostra o petista na frente de Bolsonaro. Nesta segunda-feira (13), a pesquisa Séculus, divulgada pelo Informe Baiano, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue liderando as intenções de voto na Bahia para assumir o Palácio do Planalto.

O petista aparece na ponta da pesquisa com 56,04% das intenções de votos, em segundo lugar com 25,75% aparece o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa foi realizada em pelo menos 72 municípios baianos, entre os dias 06 e 09 de junho deste ano e foram entrevistadas 1.526 pessoas com 16 anos ou mais de forma presencial. A margem de erro da amostragem é de 2,5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é quem registrou o levantamento feito pelo Informe Baiano/Séculus sob nº BR-07002/2022.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba