marketing político

LULA X BOLSONARO:  Mais de 150 candidatos se registram com nomes de presidentes para disputar as eleições 2020

Em meio aos quase 550 mil pedidos de candidaturas solicitados à Justiça Eleitoral, pleiteantes apostam em nomes tradicionais para atrair votos

As eleições deste ano se aproximam, no dia 15 de novembro será decidido os nomes que vão assumir os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Mas a disputa deste ano estão para lá de diferentes, a pandemia trouxe várias mudanças,  uma delas foi o destaque da internet como grande ferramenta para o marketing político, mas não só isso serve para seduzir o eleitor. Outro diferencial, são as homenagens aos grandes políticos, destacando-se os nomes do ex-presidente Lula e  do atual presidente Bolsonaro.

Mas na disputa das homenagens nas urnas, quem será que vence?

O apelido Lula é bem mais comum do que o sobrenome Bolsonaro. No total, foram inscritos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 200 Lulas e 91 Bolsonaros, tanto para vagas nas Câmaras Municipais quanto para prefeituras pelo país.  O Nordeste lidera os registros de nome ex-presidente Lula, com o número de 122 candidatos. Já Bolsonaro lidera o Sudeste com 39 candidatos registrados.

Duas exceções, no entanto, constam da lista de inscritos: a do filho do presidente da República Carlos Bolsonaro, e da ex-mulher do presidente, Rogéria Bolsonaro. Ambos disputam uma vaga para a Câmara Municipal do Rio.

Partidos

Em relação a escolha dos partidos, 26 deles contam com Lulas. Bolsonaros ficam atrás nessa diversidade, com 18 legendas. A maioria dos Lulas disputam pelo PT (26 candidatos), PSD (18) e PSDB (14). Já os Bolsonaros são majoritariamente representados por PSL (22 candidatos), Patriota (13) e Republicanos (9).

TSE

O uso do nome mesmo sem relação com os presidentes é permitido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que deixa à escolha do candidato como vai ser representado nas urnas.

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba