União Progressista

Lula se reúne com ministros do União e Alcolumbre após anúncio de desembarque do governo

Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão
Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoça nesta quarta-feira (3) com ministros da chamada cota do União Brasil e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O encontro ocorre após a Federação União Progressista — formada por União Brasil e Progressistas (PP) — anunciar o desembarque do governo e determinar que filiados com mandato deixem os cargos na Esplanada, sob risco de expulsão partidária.

Além dos ministros, participam da reunião Alcolumbre e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), é o mais diretamente afetado pela decisão da federação. Lula também convidou Frederico Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Regional), que não são filiados ao União, mas foram indicados por Alcolumbre.

A medida da União Progressista também mira o ministro do Esporte, André Fufuca (PP), que ocupa a pasta como deputado licenciado. Segundo Gleisi Hoffmann, o governo não pretende ceder à pressão: só permanecerão nos cargos os ministros e indicados que reafirmarem apoio a Lula.

Nos bastidores, Celso Sabino busca um acordo com o União Brasil e o Planalto para manter-se no comando do Turismo. Paraense, ele deseja permanecer no cargo até a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém.