Rompimento político

Lula se incomoda com ataques de Efraim Filho e líderes do União Brasil, diz Folha

Lula reage a críticas do União Brasil e PP em meio a rompimento político e movimentações para as eleições de 2026.

 Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nessa terça-feira (29) com integrantes do União Brasil para discutir o apoio ao governo. Segundo a Folha de São Paulo ele está irritado com as críticas públicas feitas pelos líderes do partido, especialmente o presidente da legenda, Antonio Rueda, e o senador paraibano Efraim Filho, que é o líder no Senado.

A gota d’água foi uma declaração do presidente da sigla, Antonio Rueda, que disse que o “governo Lula é triste” e que não vê mudanças reais ou enfrentamento dos problemas do país. Já Efraim Filho, recebeu Michelle Bolsonaro em evento na Paraíba onde se lançou pré-candidato ao governo do estado e declarou que vai entregar os cargos que indicou no governo federal, incluindo a chefia da Codevasf na Paraíba.

Além disso, Lula sinalizou que pretende conversar com outras lideranças do partido, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, após o recesso parlamentar. Mesmo sabendo que não terá o apoio formal do União Brasil na reeleição, Lula quer manter alianças regionais.