Comemoração do partido

Lula exalta PT e promete que vai para as ruas após tomar a vacina

Ao longo do seu discurso, Lula ainda formulou críticas indiretas àqueles que se colocaram contra o lançamento da pré-candidatura de Haddad à presidência

Durante evento de comemoração pelo aniversário de 41 anos do Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu, ontem (10), que vai para as ruas assim que tomar a vacina contra o coronavírus e exaltou a trajetória da agremiação que fundou em São Paulo e chegou ao Planalto em quatro eleições. O ex-ministro e ex-candidato a presidente da República, Fernando Haddad, endossou a fala de Lula, conclamando: “Tira a camiseta do armário porque o PT começa a marchar”.

O PT realizou evento de comemoração pelo aniversário da legenda, ontem. Enxuta por causa da pandemia de Covid-19, a celebração teve a presença física de algumas lideranças partidárias como Haddad e a presidente da legenda, deputada Gleisi Hoffmann, e presença virtual de dezenas de pessoas, entre políticos de outros partidos, lideranças de movimentos sociais, artistas, ex-presidentes de outros países e nomes internacionais de relevância no campo progressista.

Lula da Silva participou do evento de forma virtual. Em sua fala, enalteceu o legado dos governos do Partido dos Trabalhadores, teceu inúmeras críticas ao presidente Jair Bolsonaro e pregou que os militantes da legenda voltem às ruas para conversar com a população, a fim de garantir a “reconstrução” do país. Foi enfático: “O PT tem que compreender que o povo brasileiro precisa mais de nós do que em qualquer outro momento histórico. Precisamos ir para a rua conversar com esse povo. O povo precisa se levantar”.

Lula listou uma série de retrocessos políticos e sociais observados nos últimos anos, com o sucateamento de empresas públicas, a retirada de direitos trabalhistas, a alta do desemprego e, naturalmente, a política omissa de Bolsonaro com relação à pandemia do coronavírus.

“Estou com 75 anos. Gostaria de viver 120. Mas se eu não viver, quero que vocês saibam que mesmo que eu tenha apenas um minuto, esse minuto será dedicado à defesa do povo trabalhador (….) Somente com muita luta vamos recuperar aquilo que os brasileiros já tinham conquistado. Ou o povo reage, ou vai ser vítima de coisa pior. E quando eu tomar a vacina, vocês podem ter certeza que vamos nos reencontrar por esse país”, declarou o ex-presidente.

Ao longo do seu discurso, Lula ainda formulou críticas indiretas àqueles que se colocaram contra o lançamento da pré-candidatura de Fernando Haddad à presidência da República em 2022 sob o argumento de que o momento seria de discutir projetos para derrotar Bolsonaro, e não nomes. “Se tem um partido que tem proposta para a situação que estamos passando hoje no Brasil é o PT”, apregoou.

E, dirigindo-se a Haddad, afirmou: “Você vai viajar pelo Brasil e quando eu vou tomar a vacina vamos nos encontrar. Nós temos um programa para o país. Nós temos a solução que nem o Bolsonaro e nem o Guedes sabem”, disse, mostrando o livro do “Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil”, programa elaborado no ano passado pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, e que contém 210 páginas, divididas em três partes: diagnóstico, medidas emergenciais e propostas para o futuro.

Haddad, por sua vez, relembrou sua trajetória de militância no PT e endossou a fala de Lula sobre sair às ruas. “Tire sua camiseta do PT do armário. Tire a poeira disso tudo porque o PT começa a marchar. O PT vai botar o bloco na rua. E isso significa muito para a elite brasileira. Comecem a se preocupar, porque o bloco do PT está chegando”, pontuou o ex-prefeito de São Paulo.

Fonte: Os Guedes
Créditos: Polêmica Paraíba