Durante a Cúpula de Países Amazônicos, realizado em Bogotá, na Colômbia, nesta sexta-feira(22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu a criação de uma nova governança mundial.
Além disso, ele ressalta que enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a fim de convidá-lo a participar da COP30, marcada para novembro na cidade de Belém, no Pará.
“Tem que ter uma governança mundial e, para isso, não pode acabar com o multilateralismo. Você não pode fazer o que o presidente americano está fazendo, tomando decisões sozinho, sem levar em conta a Organização Mundial do Comércio (OMC), a ONU, nada. É nesse clima que a gente vai chegar à COP30”, disse Lula.
Por outro lado, o presidente brasileiro relata que já enviou uma carta pessoal a Trump e que todos os líderes mundiais receberão convites assinados por ele:
“Ele está sendo convidado, e cada presidente vai receber uma carta com a minha assinatura, para demonstrar que vamos tratar a COP com seriedade”, afirmou.
Por fim, Lula reiterou que a conferência de Belém necessita ser a “COP30 de verdade”. No decorrer do evento, devem ocorrer compromissos efetivos entre os países desenvolvidos, não se limitando apenas à promessas.