uma tragédia civilizacional

Lira e convidados beberam champanhe sobre uma montanha de 227 mil cadáveres - Por Reinaldo Azevedo

O emblema da noite foi uma ex-deputada Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, a entoar: "Eu só peço a Deus um pouco de malandragem"

Estamos deixando de ser um país. Estamos nos tornando uma caricatura. Como isso pode dar certo? Talvez por milagre – o tal evento sem causa.

A festa para mais de 300 pessoas – sem máscara e com a presença de ministros – para comemorar a vitória de Arthur Lira na disputa pela Presidência da Câmara, quando o país conta com 226 mil mortos por Covid-19, em plena segunda onda da doença , é dessas coisas que não aconteceriam há, sei lá, três ou quatro anos. E, se acontecesse, seria tratada por aquilo que é: um escândalo.

Que tipo de gente descumpre todas as recomendações sanitárias para a expansão do vírus e faz uma festa de arromba quando as pessoas estão morrendo por falta de oxigênio, com uma média de diária de contágios acima de 50 mil e de mortes acima de mil?

Lá estavam deputados e deputados, ministérios de Estado, quadros de alta administração e aquela gente estranha que costuma voar em torno dos poderosos de Brasília, mais ou menos como as moscas se aglomeram sobre o estrume?

E, santo Deus !, a justificativa é que o homenageado da noite nada tinha a ver com o evento. Seria oferta de um mercado, que abriu como porta de sua mansão, à beira do Lago Paranoá, região nobre de Brasília, satisfeito com a vitória de Lira. Os liberais de antigamente não acreditavam em almoço grátis. Essa súcia que aí está tentando acreditar em banquete grátis.

Estamos vivendo uma tragédia civilizacional.

“Ah, mas Bolsonaro mostrou o seu poder no Congresso!” Não. Mostrou o seu poder para comprar uma fatia dele. Vamos ver como é que se engaja gente assim com uma agenda que tenha um mínimo de seriedade.

Por que um imposto desafia as regras sanitárias e fundamentos básicos da moral e da ética para comemorar, sobre uma montanha de quase 230 mil cadáveres, a chegada de um deputado à Presidência da Câmara?

Eis uma tarefa para um jornalismo investigativo.

Ah, sim: o tal, um exemplo de Lira, também é um investigado.

O emblema da noite foi uma ex-deputada Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, a entoar: “Eu só peço a Deus um pouco de malandragem”.

Ah, sim: Joice Hasselmann (PSL-SP), que voto em Baleia Rossi, não resistiu e foi beber champanhe no regabofe de Lira. Flagrada por uma câmera de celular, cobriu-a com a mão. Um assessor seu, ou coisa parecida, pode impedir a filmagem alegando trata-se de evento privado.

Cazuza e Cássia Eller soltaram alguns palavrões no paraíso.

Falavam da malandragem dos inocentes.

 

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Polêmica Paraíba

Fonte: UOL
Créditos: UOL