O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) classificou como “chantagem” a tentativa de parlamentares de impedir o funcionamento da Câmara dos Deputados e declarou apoio à retomada das sessões, marcada para esta segunda-feira (6), às 20h30, pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em entrevista, Lindbergh disse que os líderes dos partidos concordaram que era preciso retomar o funcionamento normal da Câmara. Ele também criticou deputados que ameaçaram paralisar os trabalhos porque suas pautas não estavam sendo votadas.
“Não dá para achar isso normal, querer parar a atividade parlamentar na força, uma chantagem total: ou colocam minha pauta ou nada funciona”, afirmou o líder do PT. “Houve uma reação muito altiva”, completou, ao elogiar a postura do colégio de líderes.
Segundo o parlamentar, Hugo Motta deixou claro que tentativas de obstrução poderão resultar em suspensão dos deputados envolvidos e até no envio de seus nomes ao Conselho de Ética, com pedido de abertura de processo por quebra de decoro.
“Quem quiser impedir que ele [Hugo Motta] assuma a presidência da Câmara vai ser suspenso, e pode ter o nome enviado ao Conselho de Ética para um processo de cassação”, disse Lindbergh.
O líder petista elogiou a unidade dos líderes partidários e disse que a decisão de retomar os trabalhos demonstra uma resposta firme às tentativas de paralisar a Câmara: “Estamos parabenizando aqui o presidente da Câmara e a postura de unidade do colégio de líderes. Essa chantagem, eu acho que vai ter uma resposta à altura”.
Pressão por anistia
Aliados de Bolsonaro tentaram pressionar o Congresso a votar a anistia. Em vídeo, um manifestante diz que não vão sair do plenário até que a pauta seja colocada em votação, repetindo várias vezes: “Respeitem o Congresso!”.
Confira o vídeo: