Discussão sobre 2022

Líder do governo na ALPB, Wilson Filho vê decisão correta no caso Lula e prevê apoio do PT à reeleição de João Azevêdo

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Wilson Filho (PTB), avaliou como correta a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que anulou as condenações contra o ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato, trazendo de volta para o petista os seus direitos políticos. Ele também viu como natural uma possível aliança entre o PT e a reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania) em 2022.

Em entrevista ao Polêmica Paraíba, o deputado criticou a forma de como o ex-presidente foi julgado pela Justiça Federal no Paraná, com suposta manipulação na obtenção de provas.

“Eu acho é que o ex-presidente Lula fez e foi um bom presidente para o Brasil. Pode ter cometido seus erros, mas um erro não anula o outro ou um erro não justifica o outro. Do jeito que foi feito o voto do ministro Fachin, ele opina, julga de forma muito contundente e com argumentos muito fortes que existiu uma manipulação, que foi colocado de instrumentos artificiais no processo, e isso não pode ser o caminho para julgar ninguém. Então, a decisão, na minha opinião, foi correta”, explicou.

“A gente percebia durante todo o processo uma intenção muito forte e até anormal, para quem se colocava como um juiz imparcial, uma intenção muito forte de julgar, de acusar, de condenar. Isso não pode ser o caminho […]. O que aconteceu foi exatamente isso, a acusação combinando com o juiz a sentença”, complementou Wilson acerca do tema, falando sobre Sergio Moro.

Perguntado sobre uma possível aliança do PT com a reeleição do governador João Azevêdo em 2022, Wilson Filho disse ver com naturalidade essa possibilidade, algo, que segundo ele, já foi publicizado antes mesmo da decisão do ministro Fachin.

“O PT em âmbito estadual já disse, inclusive recentemente, que queria ficar com João Azevêdo em uma possível candidatura à reeleição, e logo depois o governador disse de forma muito didática que seria candidato à reeleição. Então ligando uma coisa a outra, hoje, pelo o que eu entendo, pelo o que eu vi, pelo o que eu escutei e pelo o que eu acompanhei, o PT faz parte da base do governador João Azevêdo, e se faz parte da base de gestão, certamente fará parte da base eleitoral. Mas é uma decisão que cabe ao PT”, respondeu.

Líder do governo e integrante do PTB, partido que em âmbito nacional é aliado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Wilson foi perguntado se essa possível aliança entre PT e João Azevêdo poderia trazer implicações. O deputado disse não temer essa incompatibilidade, uma vez que o partido dá aos diretórios estaduais autonomia para tomar as decisões locais.

“O PTB dá uma autonomia aos diretórios estaduais. Então nós temos essa autonomia e essa tranquilidade de tomar as decisões. Na liderança do governo João Azevêdo, eu não posso pensar diferente. O PTB está desde o começo e continua estado como forte aliado do governo”, finalizou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba