O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público da Paraíba empossou, nesta segunda-feira (1), o promotor de Justiça Leonardo Quintans no cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2025-2027.
A solenidade aconteceu no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, e contou com a presença de membros e servidores da instituição e de diversas autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de familiares e amigos.
O evento também foi transmitido em tempo real pelo canal do MPPB no Youtube e foi traduzido por intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Em nome do CPJ, o procurador de Justiça José Guilherme Lemos proferiu seu discurso, destacando o marco histórico obtido pela instituição ministerial na eleição para a formação da lista tríplice, que resultou na escolha de Leonardo Quintans para o cargo de procurador-geral de Justiça. Isso porque foi a primeira vez que o MPPB registrou a participação de todos os 220 membros no pleito.
Lemos também falou da trajetória profissional do novo PGJ, candidato votado por 205 eleitores da instituição, a quem o definiu como “um verdadeiro construtor de relacionamentos saudáveis”.
“Hoje é um dia de festa. Toma posse como PGJ o promotor de Justiça Leonardo Quintans, que se preparou muito para a eleição e para o cargo. Isso passa especialmente pelo sucesso que foi como membro do MPPB, na presidência da APMP e diretor Nordeste da Conamp. Foram mais de 10 anos de preparação para assumir o cargo em que toma posse hoje… Meu amigo, continue vivendo de acordo com sua definição pessoal, com seus valores, tomando ações significativas em direção aos objetivos mais valiosos. Olhe sempre para os mais precisados, para a população vulnerável do Estado, para aqueles que, ao procurarem o MPPB, não têm um plano B, aqueles que acreditam em nossa instituição. Com certeza, juntos, poderemos construir um País melhor”, falou.
Por fim, o novo chefe do MPPB proferiu seu discurso de posse, falando sobre sua trajetória profissional e de sua escolha pelo Direito e pelo Ministério Público. Ele também agradeceu a confiança dos membros da instituição e a escolha do governador e se comprometeu em oferecer à sociedade um trabalho ministerial efetivo.
“Em dias celebrativos como este é impossível não revisitar o passado e as linhas que nos fazem compreender a perfeita escrita de Deus e os seus planos. Foi Ele que nos trouxe até aqui para o cumprimento dessa importante missão: o exercício do cargo de PGJ. Escolhi por meio do Direito ser intérprete do mundo e guardião da dignidade humana; olhar para os problemas sociais não como estatísticas, mas como vidas que clamam por atenção e histórias que pedem escuta e cuidado e essa trajetória não poderia me levar a outro caminho que não fosse o Ministério Público. Foram 12 anos de preparação para este momento… mostrei meu trabalho aos colegas e à sociedade paraibana, construir laços de confiança com a classe e público externo, com instituições e poderes. Fiz tudo isso junto com muitos e a consequência desse trabalho foi o resultado da nossa eleição interna, em que obtivemos 205 dos 220 votos, a maior votação da história do MPPB. Nosso foco é o trabalho e o resultado e o propósito de servir. A gratidão à classe é eterna e impagável. A nossa retribuição será honrar a confiança depositada, a esperança alimentada, a legitimidade conferida e a unidade certificada”, prometeu, reafirmando também seu compromisso com a sociedade.
Fonte: MPPB
Créditos: Polêmica Paraíba