cassado

Justiça Eleitoral torna governador inelegível por 8 anos

O parlamentar foi condenado em processo sobre abuso de poder político e econômico

A Justiça Eleitoral do Tocantins tornou o governador afastado do estado, Mauro Carlesse (PSL), inelegível por 8 anos.

Além de Carlesse, a sentença emitida no sábado (4) pelo juiz Nilson Afonso da Silva aplica a mesma punição a Josiniane Braga Nunes e Gleydson Nato Pereira, respectivamente, prefeita e vice-prefeito de Gurupi (TO).

Eles também tiveram os cargos públicos cassados e foram afastados de seus mandatos. Ainda cabe recurso contra a decisão de Justiça Eleitoral.

De acordo com a ação aberta por Gutierres Borges Torquato e Eduardo Malheiro Ribeiro Fortes, candidatos derrotados em Gurupi nas eleições de 2020, uma organização criminosa com a participação de Carlesse, Nunes e Pereira cometeu abuso de poder político e econômico para obter vantagens eleitorais.

A sentença emitida pela 2ª Zona Eleitoral de Gurupi cita a cessão de servidores públicos para coordenação da campanha eleitoral dos investigados, a utilização de recursos públicos nas campanhas dos investigados, a utilização de veículos oficiais e de bens e servidores públicos em atos de campanha.

Também elenca a distribuição de cestas básicas sem critérios objetivos e em ano eleitoral e a contratação de sites de notícias para veicularem matérias em benefício dos investigados.

Fonte: CNN Brasil
Créditos: CNN Brasil