Eleições 2020

Justiça Eleitoral multa candidato a prefeito de Campina Grande em R$ 53 mil por publicar pesquisa eleitoral inexistente – LEIA DECISÃO

O candidato a prefeito de Campina Grande, Inácio Falcão (PCdoB), foi multado em R$ 53.205,00 por divulgar pesquisa eleitoral falsa nas redes sociais. A decisão foi analisada após Bruno Cunha Lima (PSD) entrar com um pedido de representação contra Inácio. A sentença foi proferida pelo juiz eleitoral da 17ª Zona Eleitoral, Bartolomeu Correia Lima Filho.

Segundo a sentença, a denúncia feita por Bruno alegou que Inácio Falcão, no dia 20 de outubro, publicou em seu perfil oficial no Instagram pesquisas eleitorais para prefeito de Campina Grande onde o próprio Inácio estaria em primeiro lugar em todas elas. Porém, até a data da publicação desse conteúdo, não foi realizada qualquer pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Campina Grande.

“A propaganda eivada de inverdades, também chamada de fake news, veiculada gera proveito no futuro, por ocasião da disputa eleitoral, gerando, entre os eleitores, a sensação de que o representado seja a melhor pessoa para receber o pretenso voto do eleitor, e assim, facilitando a assimilação de qualidades negativas dos demais candidatos”, diz trecho da denúncia.

Em sua sentença, o juiz Bartolomeu disse que “o partido ou o político tem obrigação de confirmar a veracidade das informações que utilizar, mesmo aquelas produzidas por terceiros”, e acatou o pedido de Bruno Cunha Lima.

“Julgo procedente a presente representação tornado em definitiva a liminar concedida, estando as publicações do representado em desacordo com o contexto da propaganda legítima eleitoral”, disse o juiz em sua decisão.

A reportagem do Polêmica Paraíba tentou entrar em contato com a assessoria de Inácio Falcão, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Leia o documento clicando aqui.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba