vulneráveis

Juíza responsável pela condenado de Lula diz que teve celular invadido por hackers

O aplicativo de mensagens da magistrada foi alvo “no mesmo período em que procuradores da república sofreram ataques em seus aparelhos”. A declaração da juíza aconteceu nesta quarta-feira (12).

A juíza federal Gabriela Hardt, substituta do ex-juiz federal Sergio Moro na Operação Lava Jato e responsável pela condenação de Lula no caso do Sítio de Atibaia, afirmou que também teve seu celular invadido por hackers.

As informações são do portal G1.

O aplicativo de mensagens da magistrada foi alvo “no mesmo período em que procuradores da república sofreram ataques em seus aparelhos”. A declaração da juíza aconteceu nesta quarta-feira (12).

A Justiça Federal revelou, em nota, que a magistrada teve o aplicativo de mensagens Telegram acessado indevidamente.

“A juíza não verificou informações pessoais sensíveis que tenham sido expostas e entende que a invasão de aparelhos de autoridades públicas é um fato grave que atenta contra a segurança de Estado e merece das autoridades brasileiras uma resposta firme. Da mesma forma, a juíza federal espera que o Poder Judiciário, do qual faz parte, perceba tal gravidade e adote medidas firmes para repelir tais condutas”, diz o trecho do comunicado.

As investigações da Polícia Federal indicam que a invasão do celular e acesso de forma ilegal a conversas privadas do ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e de procuradores da força-tarefa tenha sido planejada. Quatro inquéritos investigam os ataques semelhantes.

A juíza Gabriela Hardt assumiu os processos da Operação Lava Jato em novembro do ano passado, após o afastamento do então juiz Sérgio Moro para que assumisse o Ministério da Segurança e Segurança Pública.

À frente da força-tarefa por três meses, Gabriela foi responsável, por exemplo, pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em ação sobre sítio de Atibaia.

O CASO

As mensagens trocadas pelo Sergio Moro e Deltan Dallagnol, atual coordenador da força-tarefa, indicam que o ministro, na época juiz federal, conduziu as investigações da Lava Jato. A troca de mensagens foi revelada pelo The Intercept Brasil, no domingo (9).

Moro sugeriu trocas de fases da Lava Jato e deu dicas informais a Dallagnol por mensagens do aplicativo Telegram. Os arquivos trazem históricos entre 2015 e 2017.

A Constituição de 1988 estipula que o juiz não pode ter vínculos com as partes do processo judicial. Com a parte acusadora, neste caso o MP, não deve haver troca de informações ou atuação fora das audiências.

A Lava Jato divulgou uma nota onde confirma ter sido hackeada. O comunicado, publicado na noite no domingo (9), explica que as mensagens trocadas pelo Sergio Moro e Deltan Dallagnol, atual coordenador da força-tarefa, publicadas pelo site Intercept, são frutos de uma atividade criminosa. O teor das conversas indica que o ministro, na época juiz federal, conduziu as investigações.

Fonte: Yahoo!
Créditos: Yahoo!