Levantamento

João Pessoa é a sexta capital do país em que o eleitor mais quer mudança na gestão - VEJA NÚMEROS

Um levantamento G1 publicado neste domingo (8) mostra que o eleitorado de João Pessoa é o sexto do país que mais almeja por uma mudança na gestão municipal. Os dados são entre 25 capitais do Brasil.

A reportagem do G1 levou em consideração a segunda rodada de pesquisas Ibope divulgadas em 25 capitais do Brasil. Em 15 delas, o percentual dos eleitores que desejam mudanças é superior ao percentual dos que preferem manter o que está sendo feito pela atual administração municipal. No levantamento, João Pessoa é a sexta capital com o maior percentual de mudança. A única capital onde a pesquisa Ibope não realizou essa pergunta foi em São Luís, no Maranhão.

O maior percentual de eleitores que preferem a mudança é no Rio de Janeiro. Por lá, o atual prefeito, Marcelo Crivella, disputa a reeleição. Ao todo, 73% dos eleitores desejam uma mudança na capital carioca, e apenas 21% desejam a manutenção.

Em segundo lugar aparece Belém, com 72%. Maceió aparece em terceiro, com 69%, Recife em quarto, com 69%, Manaus em quinto, com 68% e João Pessoa em sexto, com 67%.

Em João Pessoa, 26% dos entrevistados manifestaram o desejo da manutenção da gestão municipal, que nestas eleições, fica por conta de Edilma Freire (PV), candidata do prefeito Luciano Cartaxo (PV).

A pergunta realizada pelo Ibope para obter esses resultados foi “Pensando agora na maneira de administrar, o(a) sr(a) pessoalmente gostaria que fosse eleito para prefeito um candidato que. E foram dadas as seguintes opções: mudasse totalmente a administração do município, mantivesse só alguns programas, mas mudasse muita coisa, fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa, ou desse total continuidade à administração”.

Percentuais do Nordeste

Além de João Pessoa, outras seis capitais nordestinas também registraram um alto percentual de eleitores que querem mudanças nas suas respectivas gestões municipais. São elas: Maceió (69%), Recife (69%), João Pessoa (67%), Teresina (64%), Fortaleza (55%), Aracaju (53%) e Natal (52%).

Por outro lado, Salvador (60%) lidera nacionalmente o ranking inverso. Por lá, 60% dos eleitores desejam a manutenção da gestão municipal nessas eleições. Como dito anteriormente, São Luís não fez parte do levantamento.

Clique na figura abaixo e veja o levantamento realizado pelo G1:

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba