importante bacia hidrográfica

Jeová pede que DNOCS dê celeridade à recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos que vai receber as águas da transposição

A recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos, localizada no município de Cajazeiras, foi pauta de uma reunião que o deputado estadual Jeová Campos (PSB) teve nesta segunda-feira (10) com o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS na Paraíba, Alberto Gomes Batista. Jeová destacou que a reunião foi para pedir celeridade na sua recuperação e que esta é uma demanda de todos os ribeirinhos e dos sertanejos em geral, tendo em vista que a obra que “barra” o Rio Piranhas – a mais importante bacia hidrográfica da região – precisa de intervenções para que o referido rio seja perenizado com a chegada das águas da Transposição do São Francisco.

Jeová explicou que a barragem de Engenheiro Ávidos receberá as águas da transposição através de um canal – Caiçara-Engenheiro Ávidos e que os órgãos responsáveis devem ter atenção especial a esta última porção construída no ano de 1932. “Está sendo feito um canal Caiçara-Engenheiro Ávidos e na parte de Engenheiro Ávidos é preciso fazer uma reforma na barragem, na antiga barragem que é de 1932. E a minha ida ao DNOCS foi justamente para pedir celeridade para a recuperação da barragem, uma reclamação que é feita por todos os ribeirinhos e, em especial, os moradores da cidade de Sousa.”, disse Jeová, frisando que o coordenador do DNOCS foi bastante compreensivo na questão.

“Dr. Alberto demonstrou muita sensibilidade na questão e vamos pedir, através da Frente Parlamentar Interestadual da Água, uma audiência no Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar dessa importante questão que é a recuperação da barragem de Engenheiro Ávidos”, salientou. A barragem de Engenheiro Ávidos, segundo dados do DNOCS, cobre uma área de 1.124 km2 e tem como principais finalidades a irrigação de 5.000 ha de terras a jusante (da nascente para a foz) da barragem, o controle das cheias do rio Piranhas e a piscicultura. A obra do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos já foi iniciada.

Depois de muita luta…

Em seu pronunciamento na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba – ALPB, desta terça-feira (11), o parlamentar citou a obra do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos e agradeceu o apoio da ALPB, na pessoa do presidente da ALPB, o deputado Adriano Galdino. “Quero dizer que esta Casa foi um palco importantíssimo de uma luta que foi apoiada por Vossa Excelência muitas vezes, ou quase sempre, que foi a construção do Canal Caiçara-Engenheiro Ávidos. Depois de tantas idas a Brasília, tanta audiência pública, até procissão a luz de velas liderada pelo bispo Dom Francisco Sales, essa a obra tão importante para a população sertaneja foi iniciada”, destacou o deputado.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba