
Do G1, com informações da TV Globo
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), se reuniu nesta quinta-feira (3) com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para tratar do que seriam manobras do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para adiar a decisão do colegiado no processo contra ele. Também participaram do encontro o vice-presidente do conselho, Sandro Alex (PPS-PR), e o relator do processo contra Cunha, Fausto Pinato (PRB-SP).
Deputados aliados de Cunha fizeram reiterados questionamentos ao presidente do conselho e iniciaram discussões para postergar ao máximo o início da análise do parecer. Além disso, mais de 20 deputados se inscreveram para discursar, o que arrastou a reunião.
De acordo com os relatos dos deputados, Janot está acompanhando com atenção as ações de Cunha. Janot teria dito, ainda, sobre um eventual pedido para afasta Cunha da presidência, que é preciso ter provas robustas. Para Sandro Alex, é necessário entender qual é o limite da atuação do presidente da Câmara em relação ao conselho.
José Carlos Araújo chegou a falar em “coisas anormais” que ocorreram nas reuniões. “Algumas coisas anormais podem estar acontecendo aconteceu na penúltima quinta-feira que passou. A sessão que foi cancelada, mas isso foi tudo que relatamos ao que aconteceu”, disse. Além disso, José Carlos Araújo e Sandro Alex (PPS-PR) disseram que Pinato, relator do processo que investiga Cunha, foi alvo de “ameaça”.