Decisão do TSE

Jackon Macêdo minimiza decisão do TRE-PB contra candidatura de Ricardo: 'temos vários recursos'

O presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, disse nesta sexta-feira (09), que Ricardo Coutinho continua candidato ao Senado nas eleições desse ano, mesmo tendo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) tendo negado o pedido de registro de candidatura do petisa. "Temos muitos recursos", explicou.

O presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, disse nesta sexta-feira (09), que Ricardo Coutinho continua candidato ao Senado nas eleições desse ano, mesmo tendo o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) tendo negado o pedido de registro de candidatura do petisa. “Temos muitos recursos”, explicou.

Em vídeo endereçado à militância do PT, Macêdo enfatizou que não um segundo plano do partido para a disputa ao Senado, alegando que ainda há espaços na Justiça para manter a postulação do ex-governador. “Os recursos garantem a permanência de Ricardo na disputa eleitoral”, ressaltou.

O dirigente petista lembrou de pesquisas que apontam para a liderança de Ricardo na campanha eleitoral e falou em “tapetão” ao comentar a decisão da Justiça Eleitoral. “Vamos seguir firmes na campanha”, prometeu. “Todas as pesquisas dizem que Ricardo Coutinho é o senador da preferência dos eleitores”, avaliou.

A decisão

O Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) indeferiu, por unanimidade, nesta sexta-feira (09), o registro da candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para o Senado nas eleições deste ano, na Paraíba, seguindo o parecer final do Ministério Público Eleitoral (MPE), que solicitou a impugnação da candidatura. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Primeira a se pronunciar, a promotora Acássia Suassuna rebateu os argumentos levantados pela defesa de Coutinho e reafirmou o que disse em parecer de 38 páginas, de que o ex-governador está inelegível para a disputa eleitoral deste ano, tendo em vista a condenação por abuso de poder político, com viés econômico, praticado nas eleições de 2014.

O julgamento que tornou Coutinho inelegível ocorreu em 2020 no TSE. Acássia Suassuna também rebateu argumentos apresentados pela defesa do petista sobre o período da inelegibildiade do ex-governador, que vai até o dia das eleições, em 02 de outubro. O entendimento da procuradora foi acatado pela Corte.

Decisão

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba