JÁ ESTÁ EM VIGOR LEI QUE OBRIGA OS BANCOS A INDENIZAREM VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

anisio

Na ultima quinta-feira, 25, a Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), presidida pelo deputado Anísio Maia (PT), realizou na cidade de Jacaraú mais uma audiência pública dentro de ciclo de debates sobre segurança e enfrentamento à violência no estado.

Presidida pelo deputado Anísio Maia, e secretariada pelo deputado José Paulo (PCdoB), a audiência pública foi extremamente prestigiada, contando com a participação dos deputados Bosco Carneiro (PSL) e Camila Toscano (PSDB). Para além do Legislativo Estadual, fizeram parte da Mesa o desembargador José Aurélio da Cruz, o Secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, além dos prefeitos de Jacarú, João Ribeiro e de Pedro Regis, José Aurélio Ferreira.

A maior parte dos participantes, inclusive os vereadores da região, registraram o aumento de pequenos furtos na zona rural, porém, ressaltaram que os ataques aos bancos, ou aos seus correspondentes, são hoje a maior causa da sensação de insegurança nos municípios de Jacaraú, Pedro Regis, Curral de Cima e Lagoa de Dentro.

Para o deputado Anísio Maia fica evidente que a negligência dos bancos prejudica a população. “Os bancos hoje tem a maior taxa de lucro, inclusive ganham com a atual crise econômica. Porém, se recusam a investir na segurança de seus clientes. Nem mesmo as portas giratórias com detector de metais são instaladas nas agências de pequenas cidades do interior”, afirmou.

Na ocasião, o deputado Anísio Maia lembrou que já está em vigor uma alteração de sua autoria na Lei Estadual 10.564/2015 que obriga os bancos a indenizarem as vítimas de ações de violência envolvendo as atividades bancárias. Desta forma, espera-se que os bancos se preocupem, e invistam na segurança de seus clientes.

“Há casos de transtornos causados por explosões e tiroteios, lesões corporais e até mesmo mortes, por conta da negligência dos bancos que não investem na segurança de suas agências. Não é papel da polícia proteger os lucros das instituições financeiras. Agora com esta lei os bancos terão que indenizar as vítimas de seus descasos”, explicou o parlamentar.

 

 

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria