Em Brasília

Itamaraty convoca e cobra esclarecimentos de embaixador húngaro que abrigou Bolsonaro

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A convocação de um embaixador é uma prática diplomática para solicitar esclarecimentos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou o embaixador da Hungria em Brasília, Miklos Halmai, para prestar esclarecimentos sobre a presença do presidente Jair Bolsonaro na embaixada húngara. A reunião está agendada para esta segunda-feira. Halmai será recebido pela chefe do departamento responsável pela Europa, Maria Luisa Escorel, e não pelo chanceler Mauro Vieira.

A convocação de um embaixador é uma prática diplomática para solicitar esclarecimentos e transmitir uma mensagem de descontentamento em relação a ações de um governo estrangeiro. Diplomatas brasileiros, ao saberem da presença de Bolsonaro na embaixada húngara, reuniram-se para avaliar a resposta a ser dada. A paciência de parte do Itamaraty com o embaixador húngaro está se esgotando, após um incidente anterior.

Há pouco mais de um mês, o Itamaraty havia advertido as autoridades húngaras sobre a inadequação de intromissões em assuntos de política doméstica do Brasil. Antes da visita de Bolsonaro à embaixada, Halmai já havia sido convocado para consultas pelo mesmo motivo. Em fevereiro, o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, publicou uma foto ao lado de Bolsonaro nas redes sociais, elogiando-o como “um patriota honesto”, logo após o início de uma operação da Polícia Federal no Brasil relacionada a investigações sobre uma possível tentativa de golpe de Estado envolvendo apoiadores de Bolsonaro e militares.

Halmai foi recebido por Maria Luisa Escorel, responsável pelo departamento europeu no Itamaraty.

*Com informações do UOL