iPad e celular de Cunha: motivo de tensão generalizada

Constatação do alto-comando da Lava-Jato: o iPad e um dos celulares apreendidos de Eduardo Cunha na operação de 15 de dezembro viraram motivo de muita tensão para os interlocutores do presidente da Câmara.

Constatação do alto-comando da Lava-Jato: o iPad e um dos celulares apreendidos de Eduardo Cunha na operação de 15 de dezembro viraram motivo de muita tensão para os interlocutores do presidente da Câmara.

O que a Polícia Federal encontrou nas residências de Eduardo Cunha ?

Buscas e apreensões foram realizadas com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana

Os policiais foram autorizados a acessar dados de computadores, smartphones, celulares em geral, tablets e outros dispositivos eletrônicosFoto: reprodução, donna, cunha / reprodução, donna, cunha

Na última terça-feira, 15 de dezembro, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão na residência oficial e no escritório do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na Barra da Tijuca e no centro do Rio de Janeiro. Com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), a PF buscou elementos para avançar nas investigações de corrupção, lavagem de dinheiro e recebimento de suborno pela intermediação de contratos superfaturados, crimes dos quais o peemedebista é suspeito.

Os agentes da PF acharam, conforme a Procuradoria-Geral da República (PGR), documentos que comprovam que Cunha tem contas no Exterior — fato sempre negado por ele —, que evidenciam uma relação próxima com a ex-deputada Solange Almeia (que teria sido usada por ele para retaliações contra parlamentares) e cópias de boletins de ocorrência contra o deputado Fausto Ruy Pinato (ex-relator do Conselho de Ética da Câmara, que era favorável à cassação de Cunha). Um dia após as buscas, o parlamentar disse estar sendo vítima de um “fato político” por ter aceitado o pedido de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff.

Os policiais foram autorizados a acessar dados de computadores, smartphones, celulares em geral, tablets e outros dispositivos eletrônicos e a apreender aparelhos eletrônicos, anotações, registros contábeis e comunicações realizadas entre os investigados. Zero Hora teve acesso aos detalhes preliminares das buscas na residência de Cunha e em imóveis relacionados a ele. Os comentários sobre as apreensões são do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Fonte: O GLOBO
Créditos: POR LAURO JARDIM