O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator do projeto que trata da regulação da inteligência artificial no Brasil, participou, nesta semana, de uma missão oficial de parlamentares do Brasil ao Reino Unido, para aprofundar discussões sobre segurança online e o papel do legislativo frente às novas tecnologias.
A missão incluiu uma série de reuniões com autoridades britânicas e especialistas em regulação digital. Logo no início da agenda, Ribeiro e a comitiva visitaram o OFCOM, agência que regula as comunicações no Reino Unido, onde discutiram a implementação da Lei de Segurança Online e os desafios da supervisão de plataformas digitais.
No Ministério das Relações Exteriores britânico (FCDO), o grupo debateu a desinformação com viés de gênero com a pesquisadora Julie Posetti e se reuniu com a embaixadora Harriet Mathews.
Durante a visita ao Parlamento Britânico, a comitiva participou de encontros com Lord Russell of Liverpool e com membros das Comissões de Comunicação, Digital, Ciência e Tecnologia da Câmara dos Lordes, e debateram sobre o papel dos legisladores no controle e na fiscalização de tecnologias emergentes.
A missão também incluiu visita à Darktrace, empresa especializada em segurança cibernética com uso de inteligência artificial, e reunião com o embaixador brasileiro em Londres, Antônio de Aguiar Patriota.
Para Ribeiro, o intercâmbio reforça o compromisso do Brasil com uma regulação moderna e responsável:
“O diálogo foi qualificado e reafirma que estamos no caminho certo. Saímos daqui com referências técnicas, parcerias institucionais e a certeza de que o Brasil pode liderar esse debate com visão de futuro”, afirmou.
Além de Aguinaldo, a comitiva contou com os deputados Tábata Amaral, Luísa Canziani, Adriana Ventura, Lafayette de Andrada, Orlando Silva e o senador Alessandro Vieira.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba