'VAZA JATO'

'IN FUX WE TRUST': Em novas mensagens trocadas por Moro e Deltan, ministro cita articulação com americanos

Pela primeira vez o nome de um ministro do Supremo Tribunal Federal é citado: Luiz Fux

O editor-executivo do The Intercept Brasil, Leandro Demori, revela, com exclusividade ao âncora do É da Coisa, Reinaldo Azevedo, uma nova conversa envolvendo o então juiz Sérgio Moro e o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol.

Pela primeira vez o nome de um ministro do Supremo Tribunal Federal é citado: Luiz Fux.

A conversa (íntegra abaixo) teria acontecido em 22 de abril de 2016; Dallagnol encaminha para o juiz Sérgio Moro mensagens que enviou para um grupo de procuradores da Lava Jato.

Deltan relata uma conversa que teve com o ministro Fux, que teria dado apoio a Operação após uma “queda de braço” entre Moro e o também ministro do STF Teori Zavascki.

Em resposta, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública comemora: “Excelente. In Fux We trust”.

Mensagem de 22 de abril de 2016

13:04:13 Deltan – Caros, conversei com o FUX mais uma vez, hoje

13:04:13 Deltan – Reservado, é claro: O Min Fux disse quase espontaneamente que Teori fez queda de braço com Moro e viu que se queimou, e que o tom da resposta do Moro depois foi ótimo. Disse para contarmos com ele para o que precisarmos, mais uma vez. Só faltou, como bom carioca, chamar-me pra ir à casa dele rs. Mas os sinais foram ótimos. Falei da importância de nos protegermos como instituições

13:04:13 Deltan – Em especial no novo governo

13:06:55 Moro – Excelente. In Fux we trust

13:13:48 Deltan – Kkk

“Articulação com os americanos”

O Intercept também divulgou o que seria resposta de Deltan à suposta pergunta de Moro “Não é muito tempo sem operação?”, em 31 de agosto de 2016

O procurador da Lava Jato, segundo as mensagens transcritas, escreve:

É sim. O problema é que as operações estão com as mesmas pessoas que estão com a denúncia do Lula. Decidimos postergar tudo até sair essa denúncia, menos a op do taccla pelo risco de evasão, mas ela depende de Articulacao com os americanos.Mensagem atribuída a Deltan, às 20h05min32 de 31 de agosto de 2016 a Moro

O Intercept diz que “tacla” é o ex-advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Durán.

Ele foi para a Espanha, onde também tem cidadania, e afirmou ter emprestado contas bancárias no país para movimentar recursos ilegais da construtora. Mas não está claro por que Deltan cita os Estados Unidos.

“Você é o cara”

As mensagens atribuídas a Dallagnol também mostram o procurador fazendo vários elogios a Moro. A Constituição diz que a “independência funcional” é um princípio institucional do Ministério Público.

Em 13 de março de 2016, Deltan teria enviado esta mensagem a Moro:

Deltan – 23:14:53 – Preciso que Vc assuma mais as 10 medidas ou outras mudanças em que acredite também, se entender que isso não trará problemas sérios. A sociedade quer mudanças, quer um novo caminho, e espera líderes sérios e reconhecidos que apontem o caminho. Você é o cara. Não é por nós nem pelo caso (embora afete diretamente os resultados do caso), mas pela sociedade e pelo futuro do país.

As “10 medidas” a que Deltan se refere são um pacote defendido pela Lava Jato e por Moro que prevê, entre outras coisas, o uso de provas obtidas de maneira ilegal – como a escuta de telefones ou a invasão eletrônica de mensagens de celular, da qual Moro e Dallagnol podem ter sido agora alvos

Fonte: Metro Jornal
Créditos: Metro Jornal