segundo turno

Ibope em São Paulo: Bruno Covas 48%; Guilherme Boulos marca 37%

Atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) lidera as intenções de voto no segundo turno das eleições municipais.

Atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) lidera as intenções de voto no segundo turno das eleições municipais, aponta pesquisa Ibope divulgada hoje. O tucano aparece com 48%, 11 pontos percentuais à frente de Guilherme Boulos (PSOL), que tem 37%.

Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Covas tem entre 45% e 51%, enquanto Boulos varia entre 34% e 40%.

Brancos e nulos somaram 12%. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder.

Em relação à última pesquisa Ibope, divulgada em 18 de novembro, os candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Na ocasião, Covas tinha 47% e Boulos 35% —o candidato do PSOL reduziu a vantagem do atual prefeito em um ponto percentual.

Porcentagem considerando votos totais:

Bruno Covas (PSDB): 48%

Guilherme Boulos (PSOL): 37%

Brancos/nulos: 12%

Não souberam/não quiseram responder: 4%

Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e abstenções, a vantagem de Covas é um pouco maior, de 14 pontos percentuais. Neste cenário, o atual prefeito tem 57% das intenções de voto, e Boulos, 43%.

Porcentagem considerando votos válidos:

Bruno Covas (PSDB): 57%

Guilherme Boulos (PSOL): 43%

Destaque por segmento

Covas se destaca entre aqueles que avaliam sua gestão como ótima ou boa: 78% dos eleitores deste grupo dizem querer reeleger o prefeito. Ele também se sobressai entre os eleitores mais velhos, com 62%. Em relação ao último levantamento, Covas cresceu nessa faixa: antes a vantagem era de 54%.

Já Boulos é o favorito entre os eleitores que avaliam a administração atual como ruim ou péssima, alcançando 68% das intenções de voto deste segmento. O candidato do PSOL ainda se destaca entre os eleitores que têm até 24 anos (50%).

Decisão do voto

O Ibope também perguntou aos eleitores se a decisão de voto para prefeito de São Paulo ainda pode mudar ou não. Veja os percentuais:

Ainda pode mudar: 18%

É definitiva: 80%

Não sabe/não respondeu: 1%

O Ibope conversou com 1.001 pessoas entre os dias 23 e 25 de novembro. Encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o protocolo SP-09681/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Uol