RECONHECIMENTO

HOMENAGEM: ALPB concede Medalha Ednaldo do Egito a atores paraibanos que atuaram no filme Bacurau já premiado em Cannes

A Assembleia Legislativa da Paraíba – ALPB, deu um importante passo nesta quarta-feira (12), ao homenagear o cinema paraibano concedendo a comenda Ednaldo do Egito aos seis atores e atrizes paraibanos (Buda Lira que, ao lado de Thardely Lima, Suzy Lopes, Ingrid Trigueiro, Jamila Costa e Dani Barbosa), que participam do filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhador do Prêmio do Júri no Festival de Cannes, na França. A propositura foi dos deputados Ricardo Barbosa e Jeová Campos.

A solenidade que estava marcada para as 10:30h, teve início pouco depois das 11:00h da manhã e contou com grande representação de artistas e produtores da cena cultural paraibana, dentre estes, Lúcio Villar, produtor e diretor do Fest Aruanda, festival de cinema da Paraíba já consagrado nacionalmente. Sobre a entrega da Medalha Ednaldo do Egito, Lúcio enalteceu a iniciativa. “Não é apenas a homenagem aos atores e atrizes que participaram do Bacurau, eu acho que entrega dessas medalhas hoje aqui é o coroamento de um processo cinematográfico que a gente vem vivenciando aqui na Paraíba nos últimos cinco anos”. O crescimento é irreversível. Há editais para isso. A prefeitura de João Pessoa tem um papel muito importante nesse processo. Isso é uma coisa a ser reiterada. Numa grande festa”!

O deputado Jeová Campos disse que “Esse é o momento de aprofundar um diálogo de aproximação institucional entre esse setor de cultura (o cinema) e a própria assembleia”.
Ele também falou da possibilidade de se instituir um prêmio Assembleia de Cinema! Citou como exemplo o já existente festival de cinema da Paraíba, o Fest Aruanda. “Acho que falta a Assembleia ser mais incisiva, mais proativa no apoio a esse segmento que hoje faz gerar riqueza, faz gerar trabalho”, asseverou.

Falta, na verdade, uma política de cultura forte no estado, mas os poderes públicos – executivo e legislativo – já começam a dar sinais de que bons ventos já trazem mudanças nesse setor. “O cinema paraibano tem tudo para ser grande”! Podemos dizer que a Paraíba está bem servida – podendo melhorar bem mais – de casas de espetáculos. Equipamentos como Teatros Pedra do Reino e Santa Roza em João Pessoa, a recuperação do Teatro Paulo Pontes, o novo teatro de Cajazeiras, além de outros importantes equipamentos aguardando que lhes seja dado um “trato” para que possam continuar servindo o seu propósito que é o de entreter. O propósito de fazer arte e cultura!

Fonte: Por Francisco Airton
Créditos: Polêmica Paraíba