"a maior propaganda"

GUARANÁ JESUS: Bisneta de criador do refrigerante afirma que Bolsonaro fez publicidade gratuita da bebida

Presidente afirmou que tinha virado 'boiola' por tomar o refrigerante de coloração rosa.

A jornalista e empresária Roberta Gomes, bisneta de Jesus Norberto Gomes, criador do guaraná Jesus, afirmou que Jair Bolsonaro fez a maior propaganda gratuita que o produto já recebeu.

“Foi um comentário preconceituoso. Não destoa da pessoa que ele é e só deu abertura para o Maranhão mostrar que não é qualquer coisa. Mas para minha família, foi ótimo. O guaraná nunca teve uma publicidade tão gratuita como agora”, afirmou Roberta à coluna do jornalista Guilherme Amado da Revista Época.

A família de Roberta não tem mais direitos sobre a marca, que foi vendida nos anos 1980 e hoje pertence ao grupo Coca-Cola.

Nesta quinta-feira (29), Bolsonaro afirmou durante uma viagem ao Maranhão que tinha virado “boiola” por tomar o refrigerante, devido à coloração rosa.

“Jesus Norberto Gomes nasceu em Vitória do Mearim (MA), em 1891. Aos 14 anos, seguiu para São Luís em busca de trabalho. Arrumou emprego numa farmácia, onde uma de suas tarefas era anotar recados. Jesus era semianalfabeto e, para que ninguém descobrisse, decorava os recados e também as fórmulas dos remédios. Um médico que percebeu a inteligência de Jesus ensinou-o a ler e a escrever”, diz uma  reportagem publicada no jornal O Globo sobre a biografia do fundador do refrigerante.

“Já dono da farmácia, Jesus importou da Alemanha uma máquina de água gaseificada e começou a produzir ‘gasosas’. Ateu, ele não permitia que seus funcionários repetissem a expressão ‘graças a Deus’, mas distribuía os lucros com os trabalhadores e já pagava 13º salário muito antes de virar lei”, continua.

“Apesar de nunca ter se filiado ao Partido Comunista, Jesus era de esquerda e chegou a ser preso após a Intentona Comunista, uma tentativa de insurreição revolucionária, capitaneada por aliados da União Soviética, que fracassou em 1935. Jesus também era um mecenas: dava dinheiro a artistas e era proprietário de um pequeno acervo de obras de arte. Faleceu em 1963, aos 72 anos. Em 2001, a Coca-Cola comprou a marca Guaraná Jesus”, conclui.

Fonte: Época e Brasil 247
Créditos: Época e Brasil 247