Pesquisa

GRANDES GESTORES DA PARAÍBA: Prefeito Kayser Rocha atinge 81% de aprovação em Solânea, de acordo com o Polêmica/AgoraSei

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quinta (7), mais uma matéria do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.

Arte: Marcelo Jr

O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quinta (7), mais uma matéria do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.

Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.

A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de Solânea. A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de dezembro de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 288 na zona urbana e 112 na zona rural.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra

O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, o Prefeito atingiu 70,8% de aprovação, ratificando o ótimo trabalho dos dois primeiros anos do segundo mandato de Kayser Rocha na cidade.

Na área da pesquisa onde é perguntado aos 400 entrevistados, se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com o Prefeito tendo 81% de aprovação.

Foto: Divulgação

A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e a pavimentação são os principais pontos considerados pelos 324 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Kayser Rocha.

Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: A avaliação da limpeza pública com 66,7% de aprovação; o nível de satisfação com as escolas públicas que atinge 68% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números na qualidade da coleta de lixo em Solânea que chegam a 79% de aprovação perante os 400 entrevistados.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A fundação de Solânea, propriamente dita, é atribuída aos habitantes que povoaram a região, por volta dos anos de 1750-1800. Segundo a história oficial, um dos descendentes dos colonizadores da família Soares Cardoso Moreno, vindo do Ceará, fixou moradia, nas terras planas, com fazenda de gado e engenho.

Com o crescimento da região, alguns pioneiros – tais como Leôncio Costa, Alfredo Pessoa de Lima, e tantos outros – empreenderam esforços no sentido de transformar o pequeno povoado em Distrito de Paz. Isto só veio ocorrer no dia 4 de dezembro de 1926. Assegurado pela Lei nº 637, o pequeno aglomerado passou a ser chamado de Moreno, nome dado em homenagem ao seu fundador.

A antiga Vila de Moreno, alcançou sua independência e emancipação política, administrativa e social, graças a uma forte reivindicação dos homens de grande visão da época. O projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa, foi de autoria do então deputado estadual Humberto Lucena. A Lei nº 967 que criou o Município de Solânea, datada de 26 de novembro de 1953, foi sancionada pelo então governador do Estado João Fernandes de Lima, concedendo fórum à cidade e, consequentemente, criando o município e comarca de Solânea.

Foto: Redes Sociais

Kayser Nogueira Pinto Rocha, começou sua carreira pública disputando a Prefeitura de Solânea nas eleições de 2008, sendo derrotado em uma disputa apertada contra Francisco de Assis de Melo, mais conhecido como Doutor Chiquinho.

Eleito Vice-Prefeito na chapa encabeçada por Beto do Brasil em 2012, Kayser tomou a frente e se elegeu Prefeito nas eleições seguintes ao atingir 8.203 votos (53,96%), tendo Giseliane Azevedo como principal adversária.

O Prefeito se reelegeu no pleito de 2020 em uma disputa contra o ex-Prefeito Beto do Brasil, saindo vitorioso com uma votação mais tranquila que no pleito anterior. Kayser teve 10.830 votos (67,27%), se tornando o prefeito mais votado da história de Solânea.

Nas últimas eleições o Prefeito, apoiou os seguintes candidatos: George Morais (União Brasil), Ricardo Barbosa (PSB), Efraim Filho (União Brasil) e João Azevêdo (PSB).

Todos os candidatos tiveram a maioria absoluta na cidade, se destacando os números expressivos de George Morais, que teve sua maior votação no estado, vindo dos habitantes de Solânea.

SOLÂNEA APOIO DO PREFEITO VOTAÇÃO
GOVERNADOR João Azevêdo 7.431 / 9.908
SENADOR Efraim Filho 6.244
DEPUTADO FEDERAL Ricardo Barbosa 5.002
DEPUTADO ESTADUAL George Moraes 4.776

 

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba