qualificação

Governo entrega certificados de 1.600 estudantes do Pronatec na Paraíba

Objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio e de cursos FIC para trabalhadores e estudantes

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realizou, na noite dessa sexta-feira (11), a entrega dos certificados de 1.600 estudantes que concluíram os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em João Pessoa, a entrega aconteceu no Espaço Cultural José Lins do Rego. A ação é resultante de parceria do Governo do Estado e o Governo federal, cujo objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio e de cursos FIC para trabalhadores e estudantes.

“Estamos muito felizes pelo sucesso dos nossos jovens, e também por termos atingido um índice de conclusão em torno de 98%. Ficamos satisfeitos com relatos de empregabilidade e de empreendimentos e com os relatos das mães que afirmam a mudança dos seus filhos. Eu particularmente acredito que a formação profissional é o caminho para a educação do Brasil, pois garante habilidade e competências que o mercado de trabalho espera”, destacou Hebertty Dantas, coordenador estadual do Pronatec.

Na Paraíba, o Pronatec foi iniciado no final de 2015 com 316 vagas e hoje apresenta um crescimento de mais de 2.000% no número de vagas, contando com quase 11 mil alunos envolvidos. “No início deste mês foram iniciadas as aulas de mais 2.300 alunos do FIC (160 a 400h) em todo o Estado. Vale destacar também a oferta de cursos técnicos (800 a 1200h) por meio do MedioTEC”, completou o coordenador.

Os cursos estão sendo realizados nos municípios de Baía da traição, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Campina Grande, Conde, Cuité, Curral de Cima, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Mataraca, Monteiro, Pedro Régis, Pocinhos, Queimadas, Rio Tinto, Santa Luzia, São José de Piranhas, Sousa, Sumé e Uiraúna.

Entre os cursos oferecidos pelo Pronatec na Paraíba estão o de Agente de Informação Turística, Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem, Artesão de Artigos Indígenas, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Hospedagem, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia, Costureiro Industrial do Vestuário, Cuidador de Idosos, Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, Garçom, Gestor de Microempresas, Inglês Básico, Inglês Intermediário, Modelista de Roupas, Montador e Reparador de Computadores, Operador de Computador, Operador de Telemarketing, Organizador de Eventos, Promotor de Vendas, Salgadeiro e Vendedor.

Fonte: Secom-PB
Créditos: Secom-PB