Política

Governo da Paraíba apresenta projeto Complexo Científico do Sertão no Fórum de Inovação de Pujiang, na China

Governo da Paraíba apresenta projeto Complexo Científico do Sertão no Fórum de Inovação de Pujiang, na China

A Paraíba marcou presença em dois importantes encontros internacionais de ciência, tecnologia e inovação realizados na China, entre os dias 21 e 26 de setembro, ocasião em que apresentou, durante o MCTI Day, o Complexo Científico do Sertão, iniciativa que coloca o Estado como referência nacional e internacional em pesquisa e inovação.

O projeto, que atualmente está em fase de implantação, integra importantes infraestruturas de pesquisa, como a Cidade da Astronomia, o radiotelescópio Bingo, o Monumento Natural Vale dos Dinossauros e o Museu de Arqueologia da Paraíba Representando o Governo do Estado, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, participou do 18º Fórum de Inovação de Pujiang, em Xangai, e da 4ª Cúpula Internacional sobre Aplicações BDS, em Zhuzhou (província de Hunan).

A Paraíba integrou a comitiva brasileira, que contou com representantes da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Fórum deste ano teve como tema ‘Compartilhando Inovação, Moldando o Futuro: Construindo uma Comunidade Global de Ciência e Tecnologia Aberta e Cooperativa’ e abordou tendências mundiais como Web 3.0, biologia computacional, materiais e energia do futuro, ciência aeroespacial e marinha, saúde global e práticas sustentáveis de baixo carbono. Entre os dias 22 e 26 de setembro, em Zhuzhou, província de Hunan, a comitiva participou da 4ª Cúpula Internacional sobre Navegação por Satélite (BDS) e contou com o representante do Ministério das Comunicações (MCom), Thyago Braun. O encontro discutiu aplicações do sistema BeiDou, tecnologia chinesa de comunicação por satélite, em áreas estratégicas como economia digital, políticas de telecomunicações, conectividade e geolocalização. A participação da Paraíba abre novas oportunidades de cooperação internacional em inovação tecnológica e atração de investimentos.

A missão também incluiu reuniões com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Hebei e com o 54º Instituto de Pesquisa da CETC, em Shijiazhuang. Os encontros tiveram como objetivo discutir possibilidades de cooperação em áreas de interesse comum e fortalecer os laços entre a Paraíba e instituições chinesas. “A presença da Paraíba nesses espaços reforça o papel do nosso Estado no cenário científico e tecnológico global. Ao apresentar o Complexo Científico do Sertão e discutir aplicações inovadoras em satélites e conectividade, mostramos como o desenvolvimento tecnológico, o letramento científico e a potência paraibana na pesquisa podem dialogar com o mundo. Estamos construindo pontes que podem resultar em parcerias concretas, atração de investimentos e fortalecimento da ciência paraibana”, afirmou o secretário Claudio Furtado.