A Paraíba marcou presença em dois importantes encontros internacionais de ciência, tecnologia e inovação realizados na China, entre os dias 21 e 26 de setembro, ocasião em que apresentou, durante o MCTI Day, o Complexo Científico do Sertão, iniciativa que coloca o Estado como referência nacional e internacional em pesquisa e inovação.
O projeto, que atualmente está em fase de implantação, integra importantes infraestruturas de pesquisa, como a Cidade da Astronomia, o radiotelescópio Bingo, o Monumento Natural Vale dos Dinossauros e o Museu de Arqueologia da Paraíba Representando o Governo do Estado, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, participou do 18º Fórum de Inovação de Pujiang, em Xangai, e da 4ª Cúpula Internacional sobre Aplicações BDS, em Zhuzhou (província de Hunan).
A Paraíba integrou a comitiva brasileira, que contou com representantes da Casa Civil da Presidência da República, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Fórum deste ano teve como tema ‘Compartilhando Inovação, Moldando o Futuro: Construindo uma Comunidade Global de Ciência e Tecnologia Aberta e Cooperativa’ e abordou tendências mundiais como Web 3.0, biologia computacional, materiais e energia do futuro, ciência aeroespacial e marinha, saúde global e práticas sustentáveis de baixo carbono. Entre os dias 22 e 26 de setembro, em Zhuzhou, província de Hunan, a comitiva participou da 4ª Cúpula Internacional sobre Navegação por Satélite (BDS) e contou com o representante do Ministério das Comunicações (MCom), Thyago Braun. O encontro discutiu aplicações do sistema BeiDou, tecnologia chinesa de comunicação por satélite, em áreas estratégicas como economia digital, políticas de telecomunicações, conectividade e geolocalização. A participação da Paraíba abre novas oportunidades de cooperação internacional em inovação tecnológica e atração de investimentos.
A missão também incluiu reuniões com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Hebei e com o 54º Instituto de Pesquisa da CETC, em Shijiazhuang. Os encontros tiveram como objetivo discutir possibilidades de cooperação em áreas de interesse comum e fortalecer os laços entre a Paraíba e instituições chinesas. “A presença da Paraíba nesses espaços reforça o papel do nosso Estado no cenário científico e tecnológico global. Ao apresentar o Complexo Científico do Sertão e discutir aplicações inovadoras em satélites e conectividade, mostramos como o desenvolvimento tecnológico, o letramento científico e a potência paraibana na pesquisa podem dialogar com o mundo. Estamos construindo pontes que podem resultar em parcerias concretas, atração de investimentos e fortalecimento da ciência paraibana”, afirmou o secretário Claudio Furtado.