COVID-19

Governadores cobram de Bolsonaro diálogo com países fornecedores de insumos para vacina

Os líderes estaduais apontam a conversa como fundamental para assegurar a produção de vacinas e a continuidade do processo de imunização no Brasil.

 

Em carta, enviada nesta quarta-feira, 20, ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), governadores dos 27 estados do país cobraram o estabelecimento de um “diálogo diplomático” do governo brasileiro com China e Índia, países provedores de matéria-prima para as vacinas contra o novo coronavírus.

Os líderes estaduais apontam a conversa como fundamental para assegurar a produção de vacinas e a continuidade do processo de imunização no Brasil.

Até o momento, entraves diplomáticos com os países asiáticos estão atrasando a importação de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) e de doses prontas da vacina contra Covid-19.

Uma compra de insumos da China ainda aguarda decisões do governo do país asiático para iniciar a viagem para o Brasil e suprir a demanda para a produção das doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

Além disso, o Brasil tenta importar da Índia 2 milhões de doses da vacina de Oxford, já autorizadas pela Anvisa, mas a vinda das doses para o país ainda não foi liberada. Também há uma compra de insumos para a produção do mesmo imunizante a ser iniciado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Ao cumprimentá-lo cordialmente, os governadores dos entes federados brasileiros que subscrevem este expediente dirigem-se a Vossa Excelência a fim de tratar da premente necessidade de manutenção do fornecimento externo dos insumos empregados na produção de vacinas contra Covid-19 no Brasil”, diz o documento.

“Nesse sentido, solicitamos a essa Presidência que seja avaliada a possibilidade de estabelecimento de diálogo diplomático com os governos dos países provedores dos referidos insumos, sobretudo a China e a Índia, para assegurar a continuidade do processo de imunização no país”, aponta a carta enviada ao presidente.

Fonte: Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba