Operação Sangria

Governador do Amazonas é alvo de operação da PF; secretário estadual de saúde tem prisão temporária decretada

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), é um dos alvos da quarta fase da Operação Sangria, da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quarta-feira (2). A ação apura supostas fraudes em licitação e desvios de recursos públicos durante a pandemia da Covid-19, envolvendo a construção do hospital de Campanha Nilton Lins, usado para o combate à Covid no estado.

Estão sendo cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária nas cidades de Manaus e Porto Alegre, além de sequestro de bens e valores. Um dos alvos de prisão temporária é o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo.

As buscas estão sendo feitas na casa de Wilson Lima, na sede do governo do Amazonas, na Secretaria de Saúde, na casa do secretário de Saúde, na casa do dono do Hospital Nilton Lins e no próprio hospital.

Além dos mandados expedidos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do governador e do secretário de Saúde.

Tanto o governador como o secretário estão entre os convocados para depor na CPI da Pandemia do Senado, que investiga a atuação do governo federal na pandemia e o uso de recursos federais por estados e municípios.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba