Reunião

Geraldo Alckmin se reúne com secretário do comércio dos Estados Unidos para negociar tarifaço

Foto: Wilton Junior/Estadão
Foto: Wilton Junior/Estadão

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), revelou nesta quinta-feira (24) que manteve diálogo com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, para discutir a tarifa de 50% imposta pelo governo Donald Trump sobre produtos brasileiros.

Segundo Alckmin, a conversa ocorreu no último sábado (19) e teve caráter técnico e estratégico. “Foi uma conversa longa e que entendo como muito importante. Foi boa e proveitosa. Colocamos todos os pontos, destacando o interesse do Brasil na negociação. Destacamos o que o presidente Lula tem destacado: negociação, sem contaminação política ou ideológica”, declarou.

O vice-presidente reforçou que o governo brasileiro está empenhado em resolver o impasse e ampliar a integração econômica entre os dois países. “O Brasil nunca saiu da mesa de negociação. Não criamos o problema, mas queremos resolver”, acrescentou.

Apesar da sinalização positiva, Alckmin evitou dar detalhes sobre a posição do interlocutor norte-americano. “Questionado sobre os argumentos e opiniões do representante de Trump, Alckmin preferiu não se aprofundar.”

A indefinição sobre o canal de negociação e o nível hierárquico acessado pelo Brasil tem gerado incertezas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que as conversas com o Tesouro americano, comandado por Scott Bessent, têm ocorrido apenas em nível técnico. Ele também pontuou que as decisões estão centralizadas na Casa Branca, sob controle direto do presidente Donald Trump.