opinião

GALDINIANA ESPECIAL: Qual será o destino político de João Azevedo? – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A atividade política é muito dinâmica, empolgante e surpreendente, pois, é o caminho que leva ao poder. Pena que a maioria dos nossos representantes, principalmente, aqueles do poder executivo (presidentes, governadores e prefeitos), se empolgam tanto pelo poder, que esquecem que chegaram lá com a permissão divina.

Foto: reprodução

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A atividade política é muito dinâmica, empolgante e surpreendente, pois, é o caminho que leva ao poder. Pena que a maioria dos nossos representantes, principalmente, aqueles do poder executivo (presidentes, governadores e prefeitos), se empolgam tanto pelo poder, que esquecem que chegaram lá com a permissão divina. É verdade que todo poder emana do povo, mas só Deus permite que seja exercido. Na GALDINIANA ESPECIAL de hoje, que será um pouco longa, o galdinista baseado nas circunstâncias e evidências dos fatos da política paraibana FAZ a seguinte previsão: O GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO FICARÁ NO GOVERNO ATÉ O FINAL DO SEU 2º MANDATO, ANOTEM! Isso mesmo e sinto que assim será!

Não venham com aquela historinha carimbada dizendo que João, não vai cometer o mesmo erro de Ricardo Coutinho, que em 2018 ficou no governo até o final do seu 2º mandato e perdeu a chance de ser eleito senador da república. E quem disse que Ricardo errou ao ficar até o final do seu governo em 2018? Calma gente, não é por aí tal análise, é preciso entender sem paixão e sem interesses pessoais pela causa, que em nossas vidas nada acontece por acaso, tudo tem um porque, pois, em tudo na vida o que tem de acontecer tem muita força, por isso, atos e fatos bons e ruins conspiram e acontecem em nosso cotidiano, cabendo a cada um de nós procurarmos o melhor caminho, sentindo o que o coração pede, pois, apesar das tempestades, é fundamental ouvir e obedecer a voz dos ventos!

Quando o galdinista faz algumas previsões polêmicas, logo aparecem alguns “espíritos de porco”, querendo nos destratar e dizer que queremos aparecer. São aqueles invejosos, pobres de espírito, desprovidos de opinião própria e que vivem para agradar e desagradar pessoas de acordo com as circunstâncias de cada momento. Alguns não sabem ler, nem escrever, nem falar e muitos não tem coragem para dizer e escrever o que o galdinista diz, escreve e preserva as suas fontes, por isso, graças a Deus, temos credibilidade e uma imensidão de leitores, telespectadores e seguidores. Claro que também erramos, afinal, perfeito só o CRIADOR, porém, quando erramos, temos a humildade de pedir as nossas desculpas e procurar reparar os erros. O que o ser humano não pode fazer é mentir, pode até “enfeitar a verdade”, mas mentir jamais! Previsões sinceras não são mentiras, nem loucuras, é algo que está posto na linha do tempo e do espaço, que só pessoas de bom coração e sensitivas conseguem captar.

O galdinista não é profeta, nem gurú, nem adivinhão, mas descobriu ainda jovem que é um sensitivo por natureza. Adivinhar é sorte, mas sensitividade é um dom de Deus. Como gosto de escrever e comentar sobre política, vamos lembrar alguns importantes fatos que escrevi e comentei: 1º) Em 2018, fui o único jornalista a dizer e escrever publicamente que o então governador Ricardo Coutinho, iria ficar no governo até o final de seu 2º mandato. Lembram? Até escrevi um artigo intitulado O DIA DO FICO! Foi um Deus nos acuda, me criticaram bastante, até me chamaram de doido, etc, e o resultado todos sabem: o galdinista ACERTOU, calando a boca de muita gente e baixando a crista de outros que se achavam os “bam-bam-bans” da parada! 2º) Em 2022, naquele famoso “lenga-lenga” onde todos diziam que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro(PP), seria candidato a senador, mais uma vez o galdinista foi o único jornalista a escrever e dizer publicamente e em 1ª mão, que Aguinaldinho, não seria candidato ao Senado e sim, a deputado federal, lembram? E o galdinista ACERTOU de novo! 3º) Na pré-campanha presidencial de 2018, o galdinista previu a vitória de Jair Bolsonaro, até então, um ilustre desconhecido do povo brasileiro, porém, o fato novo. E Bolsonaro foi eleito presidente. 4º) Quando Lula foi preso, o galdinista disparou: “eita, vão lhe transformar num herói e depois de liberto, vai ser presidente da república novamente, anotem”! E Lula hoje é o presidente.

Pois bem, não sou profeta nem quero ser melhor do que ninguém. Apenas como sensitivo, observo os fatos e analiso as entrelinhas da política paraibana e brasileira de maneira diferente, sem paixão, com independência e informações privilegiadas de pessoas que confiam no galdinista e sabe que podem confiar, graças a Deus! Na semana passada, depois da insistência de alguns leitores, eu antecipei uma GALDINIANA e disse que o deputado federal Romero Rodrigues, estava com saudade do Palácio do Bispo, etc e que será candidato a prefeito de Campina Grande no próximo ano com o apoio do governador João. E assim será! Nada contra o prefeito Bruno, absolutamente nada, até o admiro, mas vai ter que enfrentar Romero no próximo ano na Rainha da Borborema, pois os ventos apontam nesse sentido. Anotem!

Hoje, DIA DAS MÃES, o galdinista homenageia todas as mães do universo, as de ontem, de hoje e de amanhã, na certeza que um dia todas estarão de volta, pois, ninguém mais do que elas merecem a recompensa da ressurreição. AMÉM! E no DIA DAS MÃES de 2023, o galdinista anuncia de forma bastante antecipada o futuro DIA DO FICO DE JOÃO AZEVEDO, que ocorrerá em 30 de março de 2026. Anotem! E não queiram distorcer os fatos e dizer que João, jamais irá cometer o mesmo erro que Ricardo cometeu em 2018! E quem disse que Ricardo cometeu algum erro em 2018? Não minha gente, não é por aí a análise política dos fatos, não queiram fazer comparações com O FICO DE RICARDO EM 2018 e com o futuro FICO DE JOÃO em 2026. Apesar dos atos de FICAR NO GOVERNO aparentar semelhanças, as premissas das causas e motivos que fizeram Ricardo FICAR no governo em 2018 e que irão fazer João FICAR TAMBÉM em 2026, são bastante diferentes e o tempo vai dizer e mostrar essa história, que se for possível e devidamente autorizado, um dia o galdinista haverá de escrever um livro com o seguinte título: A SINA DE RIJÓ.

Por falar em livro e abrindo um parêntese, o galdinista comunica que está escrevendo dois livros: DITADURA DEMOCRÁTICA (narrativa da saga de um herói que soube quebrar o sistema com mão de ferro e ter extraordinária aceitação popular) e outro livro muito especial intitulado: A CONQUISTA DO HOTEL TAMBAÚ (que narra a história da arrematação e quitação do famoso leilão internacional do HOTEL TAMBAÚ, numa sequência cronológica com datas, nome de personagens, fatos, documentos, reportagens, etc, sobre o 2º hotel depois do COPACABANA PALACE mais conhecido no mundo e que após 52 anos, o galdinista com pouco dinheiro, mas com muito amor à sua terra, visão de águia, coragem de um leão territorialista, determinação de um tigre asiático, audácia de um bem te vi enfrentando gaviões e fé inabalável de um Davi contra vários Golias, LUTOU SOZINHO E VENCEU na justiça do Rio de Janeiro grupos poderosos, trazendo de volta para a Paraíba e os paraibanos o HOTEL TAMBAÚ, que em breve será reaberto para o mundo, através do GRUPO AMPAR, onde vai gerar centenas de empregos diretos, milhares de empregos indiretos, divisas para a economia e a recolocação da Paraíba na rota do turismo internacional, uma vez que o TAMBAÚ, não se trata apenas de um hotel e sim, O HOTEL, majestoso, imponente, com arquitetura e localização única no universo). Viva o novo Hotel Tambaú que vem aí!

Mas, voltando ao assunto político, João Azevedo é o exemplo típico do técnico que tornou um político vocacionado, pois, além da sorte, teve ajuda Divina e merecimento para chegar aonde chegou. Lembra do que disse antes: “que tudo que tem de acontecer tem muita força”! Pois bem, ser eleito e reeleito governador, sem nunca ter disputado anteriormente mandato eletivo algum, não é para qualquer pessoa, apenas para aquelas pessoas boas e bem intencionadas na sua essência, mas também providas de sorte e merecimento. Homem de hábitos e origem simples, temente a Deus, bem casado, família organizada, estudioso e profissional competente, João Azevedo, migrou para o serviço público por capacidade e competência, tornando-se um grande técnico na gestão pública.

Iniciou sua caminhada na Prefeitura de Bayeux-PB, na condição de Secretário da então prefeita Sara Cabral e jamais imaginou que um dia seria governador da Paraíba. Depois, tornou-se uma espécie de 1º ministro na Prefeitura de João Pessoa e no Governo do Estado, era o auxiliar forte de Ricardo Coutinho, pela sua capacidade de trabalho, confiança e dedicação, por isso, tornou-se conhecido, valorizado e respeitado. O homem certo no lugar certo! Venceu na vida por competência e merecimento e mesmo assumindo vários encargos públicos, nunca se deixou envolver em falcatruas, safadezas e corrupção. Tudo conspirava a seu favor, por isso, em 2018, foi eleito governador da Paraíba e no 1º turno. Ocorre que com o surpreendente estouro da “operação calvário”, tentaram lhe envolver no caso e isso lhe rendeu um início de governo muito difícil e complicado. Atravessou tempestades, atrasou o avanço de sua gestão, porém, mesmo assim, conseguiu fazer um governo razoável. Poderia ter sido melhor, mas infelizmente, as circunstâncias políticas da época não permitiram.

Em 2022, João fez valer o seu direito natural e foi disputar a sua reeleição, perdeu aliados importantes, conseguiu outros, e apesar de ter participado de uma campanha eleitoral bastante difícil, venceu no 2º turno e foi reeleito governador da Paraíba. Está fazendo um 2º mandato bem melhor do que o 1º, pois, dessa vez o mérito de sua vitória foi seu e não teve padrinho político. Teve sim, aliados que sob o seu comando o ajudaram a se reeleger, além do apoio do seu partido, o PSB e principalmente, o apoio fundamental da sua família (que o diga a eterna namorada e 1ª dama do estado, Ana Maria Lins, pois, só ela sabe a luta do seu esposo em enfrentar os obstáculos e as adversidades em seu caminho). Partidos aliados como o PP e REPUBLICANOS, entre outros, também foram importantes na reeleição do governador João Azevedo.

Então caros leitores, pelo andar da carruagem, percebe-se que João além da qualidade de bom técnico, aprendeu rápido a também ser político, porém, um político diferente, com os pés no chão e olho vivo para não manchar a sua boa imagem e reputação. Tem ao seu lado guardiões como Nonato Bandeira, Deusdete Queiroga, Ronaldo Guerra, Tibério Limeira e Fábio Andrade, entre outros, que lhes dão sustentação administrativa à sua boa gestão. Também tem o deputado presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (REPUBLICANOS), aliado de 1ª hora, com grande poder de articulação e que dar total sustentação política ao seu governo. Por isso, a tendência é o governador João continuar fazendo uma 2ª gestão bem melhor do que a 1ª e com isso, eleger o seu sucessor em 2026. Mas para que tudo isso ocorra, João terá que ficar no governo até o final de seu mandato, é o preço da missão que ele sente e sabe estar dentro de si e que deverá ser cumprida, caso contrário, tudo será diferente!

E qual será o destino político de João Azevedo? FICAR NO GOVERNO, FAZER SEU SUCESSOR E SER PREFEITO DE JOÃO PESSOA EM 2028. ANOTEM! Assim sendo, João, não será candidato a absolutamente nada em 2026! Poderá até aparecer movimentos noutra direção, porém, não passará de uma estratégia política para não afugentar alguns aliados. Como disse antes, João, tornou-se um político diferente e por ser diferente, vai agir diferente ficando no governo até o final do seu 2º mandato. Assim sendo, vai eleger o seu sucessor, que poderá ser o secretário Deusdete Queiroga(PSB), o prefeito Cícero Lucena(PP) ou o deputado Adriano Galdino(REPUBLICANOS). No momento o galdinista não vislumbra outros nomes da parte dos aliados do governo para suceder João, mas respeita as opiniões em contrário.

Resumo da ópera: o fato é que João FICARÁ no governo até o final do seu 2º mandato, com isso, vai trabalhar para eleger o seu sucessor, em seguida vai descansar um pouco, curtir mais sua família, ter mais um tempinho para tocar guitarra, tomar um bom vinho com seus amigos lá em Bananeiras, etc, e que logo depois, voltará à cena política, como candidato a prefeito de João Pessoa em 2028, na verdade, SEU GRANDE SONHO! E para finalizar essa GALDINIANA ESPECIAL e esquentar a política da Paraíba mais ainda, o galdinista faz o seguinte exercício de futurologia dizendo o seguinte: já imaginaram um chapão em 2026 com a seguinte composição: Adriano Galdino(governador), Deusdete Queiroga(vice-governador), Hugo Motta e Cícero Lucena(senadores)??? Então, na visão do galdinista e sempre respeitando as opiniões em contrário, esse será o futuro político de João Azevedo e não me perguntem os por quês!!! Anotem, guardem este artigo e depois me digam se acertei ou não, pois, modéstia à parte, no “clube de tiro” onde frequento, o galdinista tem tido um aproveitamento de 90% de acertos. Até a próxima GALDINIANA direto do rancho galdiniano em Bananeiras. Deus sempre no comando. Haja coração!!!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Polêmica Paraíba