entrevista

'FUI TRAÍDO': ex-secretário de Saúde de Cabedelo revela sua decepção com Vitor Hugo e acusa prefeito de espalhar "fake news" 

 

A tarde já adormecia quando cheguei à residência de Dr. André Luiz Barbosa Bezerra de Lima, ex-secretário de Saúde de Cabedelo e pré-candidato daquela cidade portuária a prefeito pelo PDT. À mesa, pude perceber toda sua preocupação em recepcionar, da melhor maneira, a minha pessoa.

Após os cumprimentos de praxe, sentamos no terraço da sua casa, localizada na Praia do Poço. Suco, café, bolos e outras iguarias que enchiam meus olhos. Tudo ao meu dispor. À minha frente, percebi uma pessoa de fala mansa e educada. Gestos polidos e extremamente simpático.

Antes de iniciarmos a entrevista, ofereceu água, aceitei. Mas o café ficou para outro dia, visto que a hora já estava avançada e percebi seu cansaço no rosto. Não deseja incomodá-lo em demasia, e assim foi iniciada a nossa conversa, mostrando o ex-gestor decepção à administração do prefeito Vitor Hugo.

Para ele, houve uma traição do atual prefeito no cumprimento das promessas de campanha. Não só para o ex-gestor, como boa parte da população que votou no “novo”. Durante o diálogo, Dr. André afirmou que as velhas práticas políticas continuam, mas há uma novidade: o uso intenso do alcaide cabedelense nas redes sociais. O problema é que muitas fake news são postadas por Vitor Hugo, como o “grande” fluxo de turistas e o caso das fezes encontradas na praia.

Vitor Hugo alegou que a culpa era dos proprietários de catamarãs que navegam na costa cabedelense e se livravam dos desejos dando descarga. Resultado: foi desmentido por pesquisadores da UFPB, que constataram como sendo fezes de tartaruga marinha. Esse é só um dos casos “cômicos” encenado pelo prefeito e motivo de curiosos e divertidos “memes” nos grupos WhatsApp daquela cidade litorânea.

A seguir, a entrevista:

Doutor André, efetivamente o senhor ficou na pasta da Saúde por quanto tempo?

Eu fiquei em torno de oito meses, se não me falhe a memória. Eu fiquei até dia 28 de dezembro.

Por que o senhor aceitou o convite do prefeito Vitor Hugo para assumir a Secretaria de Saúde de Cabedelo?

Eu acredito que saúde não tem bandeira. Quando você quer fazer um trabalho voltado à melhoria da saúde, seja em qualquer esfera, desde federal, estadual a municipal, você tem que lançar mão de vaidades, de bandeiras, de cores e abraçar a causa. É um desafio fazer saúde em qualquer momento, a gente sabe das dificuldades que são encontradas no enfretamento do dia a dia no serviço do SUS, mas eu acredito que o serviço do SUS ainda é o melhor serviço e é aonde a gente pode contemplar com mais equidade todos que procuram uma saúde, uma possibilidade de socorro.

Como o senhor encontrou a Saúde de Cabedelo?

A saúde, como te falei, é uma pasta complexa. A gente recebeu com muitos desafios. Muitas contas que existiam; restos a pagar. Encontrei todas as Unidades de Saúde com problemas (ao todo são 23). Sem médicos, por exemplo, mas fizemos um bom trabalho e hoje todas as unidades têm profissionais de medicina.

Que tipos de contratos o senhor encontrou?

De contratos e serviços, medicação. Então muitos contratos nós tivemos que honrar. Até de gestões anteriores. Então a gente se via meio apertado para conseguir honrar em tempo necessário alguns desses fornecedores. Mas graças a Deus eu acredito que naquilo que me foi ofertado, eu consegui vencer essa etapa e consegui realmente o êxito que esperava.

Pré-candidato a prefeito, caso venha ser eleito, o senhor faria o que de diferente da atual gestão?

A cidade deve ter um olhar para valorizar o comércio. O comércio da cidade. Estava conversando com comerciantes, eles me colocaram essa situação. A fala deles é que estão sem expectativas. E você não tem uma situação que possa fomentar o aumento dos turistas. O que já tem, é o que vem. Não há uma novidade. Quem mora em Cabedelo sabe qual é o fluxo. É sazonal. Então isso não é novidade nenhuma. É uma falácia que não vai mudar a condição das pessoas que precisam do turismo, que são os comerciantes, para injetar realmente bons empreendimentos. Eu acredito que aqui caberia resorts, um estímulo hoteleiro para trazer hotéis. Nós temos muitas pousadas, mas só temos um hotel. Então o estímulo no avanço do turismo está sendo muito discreto.

Como está a Educação de Cabedelo?

Eu acredito que ela esteja também passando por dificuldades. Existem algumas escolas que estão passando por problemas, como falta de material, merenda e infraestrutura ruim.

Cabedelo tem uma das maiores arrecadações da Paraíba, qual o motivo desse quantitativo não chegar de forma efetiva à população?

Isso é um problema da gestão. Falta vontade para aplicar os recursos corretamente.

O prefeito Vitor Hugo se apresenta como o “novo”. Como o senhor analisa essa postura?

São os mesmos métodos. Só as redes sociais que não eram utilizadas, que é novo. Nada mais que isso.

Implicado na Operação Xeque Mate, a Câmara Municipal alterou a lei orgânica do município para tentar “blindar “ o prefeito. Como o senhor observa essa postura?

Eu acredito que é uma forma de entrar com o “tapetão”. Você, de forma deselegante, burlou a situação. Então isso é complicado. Isso aí a opinião pública deve analisar como fato importante na hora de decidir. Por que a pessoa que usa desse expediente afeta o ar de lisura que ele (Vitor Hugo) quer passar.

Então Cabedelo está sendo castigada?

Ela está sendo. Semana passada mesmo ela esteve em rede nacional, de forma vergonhosa, expondo uma bela cidade. Eu mesmo amo morar aqui. A gente gosta da cidade. Insiste e acredita que ela tem como melhorar. Eu falo, pois eu ando esse estado todo, e quando falo que sou de Cabedelo, que que faço parte da gestão ou que sou político, as pessoas perguntam se a “Polícia Federal já passou na sua casa? É uma coisa vexatória.

Caso uma nova faze Xeque Mate chegue de forma efetiva a Vitor Hugo, como a população cabedelense vai reagir com mais um escândalo?

Eu acho que a cidade já não está mais se espantando com nada. Eu só lamento que essa situação esteja perdurando por tanto tempo, pois isso atrapalha o desenvolvimento de Cabedelo, atrapalha ações que têm que ser tomadas, ações que têm que ser feitas, enquanto essa situação esteja causando essa nebulosidade em cima de Cabedelo, a gente não vai conseguir avançar.

E temos um prefeito aqui em Cabedelo que não inspira confiança. Eu acredito que ele foi uma esperança que eu acreditei e que a população acreditou, e com o desenvolver da gestão, está sendo uma decepção.

O senhor se sente traído?

Eu me sinto traído e me sinto usado. Como se usa um chiclete. E a sensação da população é a mesma.

Como assim? O povo se sente traído?

Na verdade o povo está esperando que a justiça seja feita. Muitos não acreditavam que poderia acontecer a primeira fase ( da Xeque Mate). Não acreditavam que nada ia mudar, e mudou. Então eu acredito muito na justiça desse país. Eu acredito que as leis, por mais que demorem, elas norteiam e elas são a nossa esperança de que os responsáveis sejam realmente punidos e afastados. E que isso não é confortável para gente. Ser uma cidade que hoje virou destaque em corrupção. Na Paraíba e no Brasil, onde temos vários políticos envolvidos, vários funcionários da prefeitura envolvidos; numa cidade que até um tempo atrás vivia em certa uma tranquilidade política, mas que a partir da gestão de Leto, aconteceu tudo o que aconteceu.

O senhor entregou sua pasta. O senhor recomendaria Vitor Hugo abdicar do seu cargo em benefício do povo de Cabedelo?

Ele falou uma vez que a pressão para ele é muito grande. E eu disse: “ Eu acredito que a prefeitura de Cabedelo não é para muitos. É para poucos, e que respeitam a cidade. Eu não posso dizer que ele entregue o cargo, pois como ele disse, cada um sabe o que veste, mas eu acredito que nesse momento Cabedelo precisa de um outro gestor.

 

 

Fonte: PB Agora
Créditos: PB Agora